• Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Procura

Banner

e-Bio

Deixe seu e-mail para receber o e-Bio, a newsletter eletrônica semanal do CRBio-04.
Banner
Principal O CRBio-04 Nossa História
Nossa História

Há mais de 20 anos, o CRBio-04 foi criado com o compromisso de zelar pelo prestígio e bom conceito do profissional de Biologia e pela melhoria dos serviços por ele prestados à sociedade. Desde então, o Conselho vem trabalhando pelo crescimento e legitimidade da profissão. O aumento do número de profissionais registrados, assim como a expansão de nossa estrutura tem mostrado que aos poucos estamos alcançando nossos objetivos.


Como tudo começou....

Para fazer funcionar o Conselho, havia a necessidade de cadastramento e registro dos Biólogos em nível nacional, o que foi dado início contando com a participação de alguns Biólogos nos diferentes estados.

Em Minas Gerais o trabalho ficou a cargo do Prof. Humberto Coelho de Carvalho. O ilustre professor e geneticista da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que contou com o apoio de outros Biólogos, especialmente de José Corrêa Machado Neto, José Humberto Vieira de Araújo (Betão) e Tales Heliodoro Viana, e com o suporte da Associação dos Biólogos de Minas Gerais - ABBIO/MG, concluiu a primeira leva de registros do Estado de Minas Gerais.

E assim surgiu o CRBio-04...

Nos idos de 1980, por força da lei que criou a profissão de Biólogo, o Biólogo Paulo Nogueira Neto foi indicado pelo Ministro do Trabalho como Presidente do Conselho Federal de Biologia.

Em 1986 foi criado o Conselho Regional de Biologia - 4a Região, com a finalidade orientar e fiscalizar o exercício profissional do Biólogo nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Goiás, Minas Gerais, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Distrito Federal. Em 09 de julho de 1987 tomou posse o 1º Plenário do CRBio04, constituído por Biólogos representantes dos estados de Rondônia, Amazonas, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. Este Plenário reuniu-se, até o ano de 1989, em espaço cedido pela Universidade de Brasília - UNB, a primeira sede do CRBio04.

A primeira sede própria...

Em agosto de 1989 foi indicada e empossada uma nova Diretoria Executiva, tendo como Presidente o Biólogo Tales Heliodoro Viana, que aceitou o cargo com a condição de transferir o CRBio-04 para Belo Horizonte. Assim, em novembro de 1989, a sede foi transferida oficialmente, funcionando à Av. Nossa Senhora do Carmo, 221-sala 306, em espaço cedido pela Associação dos Biólogos de Minas Gerais -ABBIO/MG. Em função da necessidade de complementação do Plenário, foi convocada uma eleição complementar, sendo empossado, em 25/11/1989, o primeiro Plenário completo do CRBio-04.Em 06 de julho de 1992, a sede do CRBio-04 foi transferida para a sala nº 312, no mesmo prédio onde já vinha funcionando, aí permanecendo até dezembro de 1995.

 


O início de uma aproximação...

Em dezembro de 1995, o CRBio-04 se transferiu para a sede situada à Rua Bernardo Guimarães, 20, pilotis, conj. 01 e 02, Funcionários - Belo Horizonte /MG, adquirida durante a gestão 1995-1999. Neste período, além da aquisição da sede própria, foram implementadas uma série de ações estruturais e funcionais, objetivando a melhoria da qualidade de atendimento ao Biólogo, como a implantação das Comissões e grupos de trabalho. O CRBio-04 também realizou, em Ouro Preto, um evento que mobilizou mais de 1.300 participantes em torno de temas e questões que cercam a Biologia: desafios do novo milênio, o 4 Encontro Nacional de Biólogos, o 2 Encontro de Biólogos do CRBio-04 e o 1 Encontro de Biologia de Ouro Preto.

Em 2003, na gestão da ex-presidente Maria do Carmo Brandão Teixeira, o CRBio-04 dá início a uma proposta de aproximação com os Biólogos, estudantes e sociedade. Mais recursos são investidos em ações de comunicação. Destacam-se as participações do CRBio-04 nas duas primeiras edições da Ecolatina e no COMBIO, em 2006; e também a realização do seminário Biologia: novas tendências para o mercado de trabalho, que mobilizou 130 graduandos em 2005, e o Biologia na Rua, no centro de Belo Horizonte.




Recepção da sede atual                                Estande do CRBio04 no II COMBIO/BH
                                                 



Nasce um outro Conselho...

Buscando melhor atender e estar mais próximo dos Biólogos, os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima e Rondônia foram desmembrados da jurisdição do CRBio-04, formando o CRBio-06, implantado em janeiro de 2006. A implantação do CRBio-06 aconteceu graças à saúde financeira do CRBio-04, na gestão do ex-presidente Sávio Martins Oliveira, que doou os equipamentos de sua antiga Delegacia, repassou as anuidades referentes ao ano de 2005 dos Biólogos da região Norte e também uma quantia para aquisição da sede definitiva.


Realizações recentes...


Em 2007 foi criada a Assessoria de Comunicação do CRBio-04, dando continuidade ao intuito de aproximação do Conselho e seus públicos e em busca do reconhecimento da sociedade. Surgiu o e-Bio, informativo eletrônico semanal do Conselho e o CRBio-04, em conjunto com o Conselho Federal e os outros seis regionais, publicou seu primeiro anúncio em revistas de circulação nacional, em comemoração ao Dia do Biólogo.

Em 2008, na gestão do atual presidente - Gladstone Corrêa de Araújo -  foi adquirida a atual sede do CRBio-04, situada à Avenida Amazonas, 298, 15º andar, no centro de Belo Horizonte. A inauguração foi no dia 7 de novembro e marcou o início de um período de melhor atendimento aos Biólogos. Em abril do mesmo ano, o CRBio-04 participou novamente do COMBIO, evento que se firmou como referência na área de biodiversidade. No ano de 2009 o Conselho inaugurou o Espaço Gilberto Pedralli e implementou a ART eletrônica. 

 


Auditório do CRBio-04