• Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Procura

Banner

e-Bio

Deixe seu e-mail para receber o e-Bio, a newsletter eletrônica semanal do CRBio-04.
Banner
Principal
Professor Humberto Carvalho recebe Prêmio Mérito
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter
O CRBio-04 realizou na noite desta segunda-feira, dia 05/12, a cerimônia de entrega do Prêmio Mérito em Biologia 2016. O homenageado desta quarta edição do evento foi o biólogo Humberto Coelho de Carvalho.

Professor e geneticista da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Humberto desempenhou papel fundamental na criação e consolidação do Conselho de Biologia. Foi ele um dos responsáveis por cadastrar e registrar os primeiros biólogos de Minas Gerais, antes mesmo da criação do Regional. 

Em sua fala durante a premiação o presidente do CRBio-04, Tales Heliodoro Viana, relembrou esse período. Tales relatou que seu envolvimento com o Conselho se iniciou por meio do professor, que o pediu ajuda para realizar os registros dos profissionais. "Era um movimento ainda tão incipiente e com tão poucos recursos que nem digo que nos reuníamos, mas que nos juntávamos", brincou Tales. 



O presidente também ressaltou o lado humano e a dedicação de Humberto durante os anos em sala de aula. "Aprendi muito sobre a profissão e sobre abnegação com o professor Humberto, mesmo sem, infelizmente, ter sido seu aluno. Um biólogo de carreira brilhante e um exemplo para todos nós, sempre com a sala, a casa, a cabeça e o coração abertos", pontuou Tales.

Ex-presidente do CFBio e do CRBio-04, a bióloga Maria do Carmo Brandão Teixeira compôs a mesa de cerimônia ao lado do atual presidente do Conselho e também fez questão de rememorar momentos vividos com o professor Humberto. "Tive a honra de ter sido sua aluna e, em um tempo em que ainda não havia os atuais avanços da tecnologia, brincávamos que acreditar na Genética era como acreditar na Trindade, crer sem ver. O professor, porém, sempre buscava formas de concretizar algo que, para nós, era tão abstrato". 

Com seu característico bom humor o homenageado, que graduou-se pelo curso de História Natural da UFMG em 1960, iniciou sua fala afirmando que fez parte do curso de Biologia de mais alto nível do Brasil. "Estudávamos no 20º andar do Edifício Acaiaca, ninguém estava acima de nós". 

Em seu discurso de agradecimento Humberto, que ostenta o número de registro 000003/04-D e sempre trabalhou pelo desenvolvimento da profissão e dos profissionais, fez questão de resgatar um trecho do texto que preparou para a abertura do 1º Encontro Nacional de Estudantes de Biologia, realizado em 1980: "Somos isso, uns marginais. Mas marginais também foram os pequenos animais do Período Jurássico, que suplantaram as grandes feras. Marginais também foram Mendel, Darwin", concluiu. 


O homenageado
Humberto Coelho de Carvalho é graduado em História Natural e Doutor em Ciências da Educação pela UFMG. Foi coordenador da disciplina de Genética & Evolução e chefe do Departamento de Biologia Geral do ICB/UFMG, membro das diretorias da Sociedade de Biologia de Minas Gerais e da Sociedade Brasileira de Genética e integrante do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Foi presidente do CRBio-04 em 1995 e é autor de dois livros sobre Genética. 

O Prêmio
O Prêmio Mérito em Biologia é concedido pelo CRBio-04 a cada dois anos como forma de homenagear biólogos da jurisdição que se destacaram por sua relevante atuação profissional. 

Nesta edição, além dos amigos e familiares do professor Humberto, a Diretoria agradece a presença dos representantes do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, Aparecida Ferreira e Wallan Carmelo, e de conselheiros e funcionários do CRBio-04 que prestigiaram o evento.