• Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Procura

Banner

e-Bio

Deixe seu e-mail para receber o e-Bio, a newsletter eletrônica semanal do CRBio-04.
Banner
Principal Notícias Vencedores do Selo CFBio de Qualidade de Cursos 2017
Vencedores do Selo CFBio de Qualidade de Cursos 2017 PDF Imprimir E-mail
Qui, 06 de Julho de 2017 13:30
O Conselho Federal de Biologia anunciou, no fim de junho, as Instituições de Ensino Superior (IES) agraciadas com o Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas - Edição 2017. 18 cursos de todo o país, de um total de cerca de 200 pré-selecionados, receberão o reconhecimento. A solenidade de outorga ocorrerá no dia 15 de setembro, em Brasília. 



Na jurisdição do CRBio-04 foram três instituições/cursos agraciados: o curso de licenciatura do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais e os cursos de bacharelado da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e da Universidade Católica de Brasília (Conheça a listagem completa dos vencedores clicando aqui).

O bacharelado da PUC-Minas é um dos seis cursos de Ciências Biológicas em todo o país, e o único na jurisdição do CRBio-04, que será "bicampeão", ou seja, conquistou o Selo em sua primeira edição, em 2015, e o manteve em 2017.  Para a coordenadora do curso, a bióloga Raquel Vasconcelos Santos, a conquista reflete um trabalho coletivo da universidade. "Ficamos muito felizes com o resultado e pretendemos manter o Selo em 2019. É um reconhecimento importante e um parâmetro para que possamos mensurar a qualidade de nosso curso em comparação com o de outras instituições", salientou. 

Para a coordenadora da licenciatura no IF Sudeste, Ana Paula de Lima Florentino Matta, "o Selo é extremamente importante para o curso de Ciências Biológicas da instituição, pois demonstra que estamos no caminho certo de desenvolvimento de um bom trabalho. É, também, um incentivo para os estudantes, além de aumentar nossa responsabilidade, uma vez que nos tornamos referência no cenário nacional".

Na Universidade Católica de Brasília, segundo a bióloga e coordenadora do curso, Luciana de Mendonça Galvão, a repercussão também foi muito positiva. "O Selo coroa um trabalho de revisão pedagógica do curso, iniciado em 2016. O bacharelado de Ciências Biológicas da UCB foi repensado tendo como diretrizes estar alinhado às orientações do CFBio, inclusive no perfil do egresso; a utilização de metodologias ativas que permitam ao aluno ser protagonista de seu percurso acadêmico; uma maior ênfase em atividades de ensino, pesquisa e extensão; e, por último, o investimento no estágio supervisionado obrigatório", pontuou. Luciana também destacou a importância da parceria com o Sistema CFBio/CRBios. "Atuamos para que os alunos tenham uma visão dos conselhos de classe como órgãos parceiros, com importante atuação na defesa da profissão", concluiu. 

A coordenadora da Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CFAP) do CRBio-04, Renata Maria Strozi Alves Meira, corrobora essa opinião de que o Selo CFBio é uma grande oportunidade de aproximação entre o Sistema CFBio/CRBios e as instituições de ensino. "O estreitamento de relações com as faculdades e universidades ainda é um ponto crítico, mas acredito que o prêmio venha se consolidando e, conforme sua visibilidade vá crescendo a cada edição, conseguiremos avançar nessa aproximação", avalia. 

Sobre o Selo
O Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas foi criado por meio da Resolução nº 352/2014 com o intuito de contribuir para a melhoria dos cursos de Ciências Biológicas no país. O CFBio pretende, com isso, zelar pela formação e pelo bom conceito dos que exercem a profissão de biólogo, de forma que possam estar qualificados para atuar, seguindo os princípios éticos e de excelência profissional.

Neste sentido, o Selo representa um fomento do Sistema CFBio/CRBios para que as Instituições de Ensino Superior exerçam sua função social de forma mais incisiva. E tem como principal objetivo a valorização do ensino das Ciências Biológicas no Brasil e a qualificação de seus egressos.

O Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas é concedido a cada dois anos. A primeira edição aconteceu em 2015, quando foram agraciados onze cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas do país.

Para participarem os cursos devem ter obtido, no mínimo, nota 4 na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Os critérios de pontuação do Selo incluem o (1) projeto pedagógico do curso, os (2) instrumentos de avaliação do curso / MEC e a (3) atuação profissional dos egressos. A regulamentação completa pode ser conferida na Portaria CFBio Nº211/2016

Sobre os cursos agraciados

Nota Enade 2014: 4
Conceito Preliminar de Curso (CPC): 4
Carga horária mínima: 3.835 horas
Data de início: agosto de 1972


Nota Enade 2014: 5
CPC: - 
Carga horária mínima: 3.000 horas
Data de início: fevereiro de 2011


Nota Enade 2014: 4
CPC: 4 
Carga horária mínima: 3.200 horas
Data de início: fevereiro de 1998