• Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Procura

Banner

e-Bio

Deixe seu e-mail para receber o e-Bio, a newsletter eletrônica semanal do CRBio-04.
Banner
Principal
300ª Reunião Plenária do CRBio-04
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter
Nesta segunda-feira, dia 07 de maio, o Conselho Regional de Biologia da 4ª Região realiza sua 300ª Reunião Plenária. O Plenário do Conselho, formado pelos dez conselheiros efetivos, é o órgão deliberativo máximo da instituição, responsável por decidir sobre todas as matérias de competência do CRBio-04.

A marca de 300 reuniões demonstra a solidez institucional do Conselho, criado oficialmente - por meio de Resolução do CFBio - em 1986. A primeira Reunião Plenária do CRBio-04, porém, só ocorreu em 09 de julho de 1987, na sala de reuniões da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hidricos do Distrito Federal. O atual presidente do Conselho, Tales Heliodoro Viana, participou dessa primeira plenária e relembra como o CRBio-04 deu seus primeiros passos. "O CFBio abriu inscrições para os biólogos que tivessem interesse em participar desta primeira gestão do Regional. Fui convidado pelo José Corrêa Machado e pela Emília Rutkowski porque, aqui em BH, já estava fazendo o processo de registro de biólogos juntamente com o professor Humberto Coelho". 


Inicialmente a sede do Conselho funcionou no Departamento de Biologia Vegetal da UnB, local de trabalho de um dos conselheiros, o professor Pedro Américo Cabral. Com poucos recursos (as viagens eram sempre feitas de ônibus) e uma abragência geográfica gigantesca (a jurisdição do CRBio-04 compreendia Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Rondônia e Acre), as reuniões ocorriam esporadicamente. "A concretização do Conselho que temos hoje é uma vitória absoluta do trabalho e da vontade de alguns biólogos", afirma Tales.

Reunião 100 e 200
Se as primeiras plenárias ocorriam sem periodicidade regular, desde a década de 1990, já funcionando em Belo Horizonte, os conselheiros do CRBio-04 passaram a se reunir mensalmente para discussão e deliberação de assuntos relativos à gestão do órgão e à fiscalização da profissão. 


A 100ª Reunião Plenária ocorreu em 10 de março de 2001, na gestão da presidente Maria do Carmo Brandão Teixeira. Já a 200ª reunião foi realizada em 06 de outubro de 2009, na gestão do presidente Gladstone Corrêa de Araújo. O biólogo Gladstone, inclusive, também esteve presente na centésima plenária, na ocasião como conselheiro da chapa. "Foi um período de grande aprendizado, com ampliação das nossas demandas e com o crescimento da profissão", afirma Gladstone. "Lembro que participei da discussão da criação do novo regional (CRBio-06), a partir do desmembramento do 04, e hoje já caminhamos para uma delegacia em cada estado da jurisdição. Nosso desafio agora é continuar crescendo", complementa. 

Na abertura da 300ª Reunião Plenária, nesta segunda-feira, 07 de maio, o presidente Tales Heliodoro Viana fez questão de agradecer a todos os biólogos que já passaram pelo CRBio-04 nestes 31 anos. "Mesmo aqueles que aqui estiveram uma única vez, com certeza deixaram sua contribuição". 

Com essa reunião o CRBio-04 marca mais um importante momento de sua trajetória, buscando sempre cumprir sua missão de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício legal da profissão, além de contribuir para a formação e o aprimoramento dos profissionais que atuam na área das Ciências Biológicas.