• Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Procura

Banner

e-Bio

Deixe seu e-mail para receber o e-Bio, a newsletter eletrônica semanal do CRBio-04.
Banner
Principal Notícias ATOBio celebra Dia Internacional de Luta Contra os Agrotóxicos
ATOBio celebra Dia Internacional de Luta Contra os Agrotóxicos PDF Imprimir E-mail
Ter, 04 de Dezembro de 2018 08:34
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter
Para celebrar o Dia Internacional de Luta Contra os Agrotóxicos, a Associação Tocantinense de Biólogos promoveu um evento em Palmas neste 03 de dezembro.

A ATOBio realizou uma palestra sobre agroecossistemas no campus de Porto Nacional da  Universidade Federal do Tocantins e uma visita técnica à produção agroecológica denominada “Quinta Santa Bárbara”, idealizada pela bióloga Maria Isabel Miranda. Na ocasião também foi lançada a “Campanha Biólogo em Destaque” nas diversas áreas do território tocantinense.


Agroecologia
Os princípios básicos da agroecologia buscam uma interação produtiva e preservadora dos recursos naturais e que sejam culturalmente sensíveis, socialmente justos e economicamente viáveis. A proposta é proporcionar um agroecossistema equilibrado e assegurar uma produção sustentável das culturas sem utilizar insumos químicos que possam degradar o ambiente. A agroecologia faz uso da adubação orgânica, de produtos minerais pouco solúveis (fosfato de rocha, calcário, pó de rocha, etc) e de um manejo fitossanitário que integra práticas culturais, mecânicas e biológicas para o controle de pragas e doenças, minimizando dessa forma a dependência de insumos agroquímicos e energéticos externos.

A bióloga Maria Isabel Miranda atua já há três anos na produção de hortaliças seguindo os princípios de produção agroecológica. Ela é graduada e mestre em Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins e trabalha no Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público do Estado do Tocantins, na área de saneamento, qualidade de água, potabilidade e efluente.

“Escolhi ser bióloga porque, desde pequena, sempre tive contato com a natureza. Meus pais eram agricultores e até aos nove anos morei na área rural. Estou muito feliz e realizada por exercer minha profissão dentro da ética, cumprindo o meu juramento de bióloga, e também por contribuir para a melhoria da qualidade ambiental e da comunidade”, ressalta Maria Isabel.

03 de dezembro
O Dia Internacional de Luta Contra os Agrotóxicos é realizado no mundo inteiro para lembrar um acidente que aconteceu em Bophal, na Índia, há mais de 30 anos, quando o vazamento de uma fábrica de agrotóxicos da atual Dow Chemical provocou a morte imediata de mais 10 mil pessoas.

O objetivo da data é sensibilizar profissionais, acadêmicos e sociedade civil para os riscos que os agrotóxicos representam, e a partir daí definir medidas individuais e coletivas que colaborem na redução do uso e exposição aos agrotóxicos.

Para ver mais fotos do evento, clique aqui

Texto e fotos: Marcelo Grison e Adriane Feitosa