• Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Procura

Banner

e-Bio

Deixe seu e-mail para receber o e-Bio, a newsletter eletrônica semanal do CRBio-04.
Banner
Principal Notícias Conselhos promoveram evento Saúde Integral em BH
Conselhos promoveram evento Saúde Integral em BH PDF Imprimir E-mail
Ter, 09 de Abril de 2019 13:32
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter
O Dia Mundial da Saúde foi celebrado em Belo Horizonte com uma ação conjunta de diversos conselhos profissionais da área da saúde. Um evento voltado à população foi realizado na Barragem Santa Lúcia no último sábado, 06 de abril.

Times do CRBio-04 e da PUC Minas

Com o tema "Saúde Integral: juntos para cuidar de você", a proposta foi levar à população informações e orientações sobre diferentes aspectos relacionados ao bem-estar físico e mental por meio de estandes, atividades e atrações culturais. O evento também teve como objetivo reforçar o conceito da saúde multidisciplinar, ressaltando a importância e o papel de diferentes profissionais nesse campo de atuação. 

De acordo com o presidente do CRBio-04, Tales Heliodoro Viana, o "Saúde Integral" foi uma grande oportunidade de estabelecer um contato direto da população com profissionais que, geralmente, as pessoas não associam diretamente com a área da saúde. "Temos a missão de conscientizar a população de que saúde não é ausência de doença, mas um conjunto de atitudes de cunho social e físico", afirmou. 

O presidente do CRBio-04, Tales Heliodoro Viana

Quem passou pelo estande do Conselho de Biologia pôde aprender e tirar dúvidas sobre a doença de chagas, a esquistossomose e sobre os riscos de animais peçonhentos, como cobras, aranhas e escorpiões. Para o capoeirista Ramon Heleno, morador do Morro do Papagaio, foi uma oportunidade de conhecer melhor algumas espécies com as quais convive rotineiramente e compreender quais oferecem riscos à sua saúde. "Vemos muitos desses insetos por aqui e sempre tive receio do que eles pudessem causar. Agora já sei identificá-los e também poderei orientar meus familiares", ressaltou.

Para o garçom Fábio Silva, que vive em Belo Horizonte mas foi criado na zona rural, o aprendizado também foi essencial para poder compartilhar com a família, que ainda reside no interior. Já a cuidadora de idosos Marlene Batista contou que, por atuar na área da saúde, já possuía um bom conhecimento sobre os temas abordados, mas que nem por isso deixou de aprender. "Os alunos demonstraram uma grande habilidade de comunicação e fizeram importantes alertas", analisou. 

O capoeirista Ramon Heleno tirou dúvidas sobre a doença de chagas 

O estande do CRBio-04 foi montado com apoio da coordenação do curso de Ciências Biológicas da PUC Minas, que disponibilizou materiais didáticos - maquetes, mostruários, flyers informativos - e monitores para atendimento ao público. Participaram 12 alunos, o funcionário do departamento Rodrigo Souza e a coordenadora do curso, professora Raquel Vasconcelos. "É um evento importante para a população, que tem acesso a serviços e informações de saúde, é importante para os alunos, que participam de atividades de extensão, e é importante para reforçar as áreas de atuação e o papel primordial do biólogo na saúde", pontuou Raquel.

A coordenadora do curso de Ciências Biológicas na PUC Minas, Raquel Vasconcelos

Outras atividades
A promoção do "Saúde Integral" foi uma iniciativa do Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região. Além do CRN9 e do CRBio-04, participaram da ação também os conselhos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia e Serviço Social, além do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor – Unidade BH, da Casa do Beco, do Centro de Defesa Coletiva (Associação do Morro do Papagaio) e da Associação de Moradores Barragem Santa Lúcia.

Crianças tiveram contato e puderam aprender sobre animais peçonhentos

Cada entidade promoveu ações específicas de sua área de atuação, permitindo às pessoas que passaram pelo evento realizar um verdadeiro "circuito de saúde", com atividades como avaliação física, dicas nutricionais, medição de glicose, auriculoterapia, avaliação de pisada, entre outras. "Nossa intenção foi exatamente demonstrar que o cuidado com a saúde é o resultado do trabalho conjunto e da interação de diferentes profissionais, e que portanto não existe classe mais importante", afirmou a conselheira do CRN9 Dionara Dourado. 

A conselheira do CRN9 Dionara Dourado

Atividades culturais e musicais, uma simulação de atendimento de primeiros socorros e um aulão de ritmos também marcaram o evento, que foi finalizado com a leitura do Manifesto pela Saúde Pública, Estatal e Universal, um documento conjunto dos conselhos profissionais que ressalta o preceito da saúde como direito e o papel de fortalecimento e defesa das profissões desempenhado pelos conselhos. A íntegra do documento pode ser acessada aqui

O álbum de fotos pode ser acessado aqui.  

O ciclo da esquistossomose atraiu a atenção dos visitantes