• Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Procura

Banner

e-Bio

Deixe seu e-mail para receber o e-Bio, a newsletter eletrônica semanal do CRBio-04.
Banner
Principal Notícias Delegados do DF reúnem-se com diretoria do IBAMA
Delegados do DF reúnem-se com diretoria do IBAMA PDF Imprimir E-mail
Qui, 02 de Maio de 2019 16:28
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter
Os delegados do CRBio-04 em Brasília reuniram-se, no dia 30 de abril, com representantes da Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do IBAMA.

No encontro, foram discutidos pontos como a participação do Conselho em câmaras deliberativas e as atribuições do cargo de analista ambiental do órgão, que absorve profissionais de diferentes formações, incluindo biólogos. O diretor da área, João Pessoa Riograndense Moreira Júnior, destacou a importância dessa aproximação entre as instituições e sugeriu que o CRBio-04 reúna-se, também, com representantes de outras diretorias do IBAMA.

Esse mesmo aspecto positivo de integração foi ressaltado pela bióloga Maria Izabel Soares Gomes da Silva, coordenadora de Monitoramento do Uso da Fauna e Recursos Pesqueiros. Maria Izabel, inclusive, participou do grupo de trabalho do CFBio responsável pela elaboração da Resolução 476/2018, que dispõe sobre a atuação do biólogo no manejo, gestão, pesquisa e conservação de fauna ex situ


Além da 476, os delegados do CRBio-04 também tiveram a oportunidade de apresentar aos membros do IBAMA os principais pontos das resoluções 227/2010 (áreas de atuação), 496/2018 (registro de empreendimentos utilizadores de fauna) e 500/2019 (outorga de recursos hídricos). João Pessoa avaliou alguns aspectos importantes das resoluções e ponderou sobre algumas revogações que precisam ser atualizadas pelo IBAMA e Conama.

Ao final da reunião foi acordado que o CRBio-04 encaminhará um documento com as principais dúvidas sobre as normativas editadas pelo IBAMA e que, de forma geral, são adotadas pelo Instituto Brasília Ambiental - IBRAM. Para a elaboração desse documento o Conselho irá se reunir com biólogos da Embrapa, UnB e Projeto Cobra Legal.