• Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Principal
Eleição CRBio-04 2019 - Informes anteriores
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter


Lembrete: inscrição de chapas

Termina nesta sexta-feira, 26 de julho, o prazo de inscrição de chapas interessadas em concorrer à eleição do CRBio-04. A candidatura só é possível por meio de participação em chapa completa (10 efetivos e 10 suplentes). Podem participar como integrantes de chapa biólogos da jurisdição do CRBio-04 com registro ativo e regular e inscritos há, pelo menos, 5 anos.

Toda a documentação exigida para o registro da chapa está descrita na Instrução Eleitoral.


Lembrete: inscrição de chapas

Segue até o dia 26 de julho (sexta-feira) o prazo de inscrição de chapas interessadas em concorrer à eleição do CRBio-04. A candidatura só é possível por meio de participação em chapa completa (10 efetivos e 10 suplentes). Podem participar como integrantes de chapa biólogos da jurisdição do CRBio-04 com registro ativo e regular e inscritos há, pelo menos, 5 anos.

Toda a documentação exigida para o registro da chapa está descrita na Instrução Eleitoral


Comissão eleitoral e fiscal de chapa

A Comissão Eleitoral é formada por 05 biólogos - três efetivos e dois suplentes - e tem por atribuição adotar todas as medidas necessárias para a realização do processo eleitoral. São os responsáveis por todos os procedimentos inerentes à eleição - registro de chapas, análise de recursos, apuração do resultado - e por garantir sua lisura. São impedidos de compor a Comissão Eleitoral os candidatos a conselheiro e seus parentes até terceiro grau e por afinidade. 

Já o fiscal é um biólogo eleitor indicado por cada chapa para acompanhar a apuração dos votos. Essa indicação deve ocorrer até o dia 13 de agosto. Não sendo indicado um fiscal pela chapa o benefício é deferido ao representante da chapa, desde que faça uma solicitação por escrito à Comissão. 

A Comissão Eleitoral do CRBio-04 é composta pelos biólogos: Roberto Silveira, Maria do Carmo Teixeira, Luciana Melo, Fabiano Assunção e Marcos Araújo (os dois últimos como suplentes). 


Inscrição de chapas

Foi aberto nesta sexta-feira, 05/07, o período de inscrição de chapas interessadas em concorrer à eleição do CRBio-04. Conforme já detalhado no Informe nº 3, a candidatura só é possível por meio de participação em chapa completa (10 efetivos e 10 suplentes). Podem participar como integrantes de chapa biólogos da jurisdição do CRBio-04 com registro ativo e regular e inscritos há, pelo menos, 5 anos.

Toda a documentação exigida para o registro da chapa está descrita na Instrução Eleitoral. O prazo de inscrição vai até o dia 26 de julho.


Biólogo, atualize seus dados!

A eleição no CRBio-04 ocorrerá no final de setembro. O voto é obrigatório para todos os biólogos da jurisdição que estiverem ativos/regulares. Para votar, o biólogo receberá, via e-mail, no início de setembro, uma senha provisória e um passo a passo de como acessar o sistema de votação. 

Essa comunicação é enviada pelo Conselho ao e-mail que consta no cadastro de cada profissional. Por isso, é essencial que os profissionais mantenham seus dados atualizados no CRBio-04 Online. A manutenção das informações de contato atualizadas e a participação no processo eleitoral são deveres do biólogo, portanto, de sua inteira responsabilidade. Para checar seus dados, acesse: 



Quem elege os representantes do CRBio?

Os eleitores são os próprios biólogos da jurisdição (MG, GO, TO e DF). Estão aptos a votar os profissionais que estiverem com seus registros ativos/regulares (sejam eles provisórios ou definitivos) e adimplentes. O voto é obrigatório e aqueles que não votarem estão sujeitos a multa eleitoral. 

Não estão habilitados a votar biólogos com registro suspenso ou cancelado, em licença de registro ou que estão vinculados ao CRBio-04 por registro secundário. Os biólogos que estiverem em débito com a Tesouraria deverão regularizar sua situação para poder exercer o direito ao voto. 

Como votar? 

A fase de votação ocorre de 27 a 30 de setembro. Os biólogos aptos a votar receberão, no início de setembro, as instruções de votação e a senha de acesso ao sistema. Esse processo será melhor detalhado em próximos informes.



Como são compostas as chapas que concorrem ao CRBio? Quem pode concorrer?

A candidatura de biólogos somente é possível através da participação em chapas completas, formadas por dez candidatos aos cargos de conselheiros efetivos e dez candidatos aos cargos de conselheiros suplentes. Não são aceitas candidaturas avulsas.

Para se candidatar, o biólogo deve (a) ser cidadão brasileiro, (b) estar em pleno gozo de seus direitos profissionais, civis e políticos, (c) ser domiciliado na jurisdição do CRBio-04, (d) estar em dia com a Tesouraria do Conselho, (e) estar inscrito no Sistema CFBio/CRBio há pelo menos cinco anos (o período de registro provisório pode ser computado). 

Ao apresentar sua candidatura, a chapa deve entregar, além de documentos e declarações comprobatórios das condições de elegibilidade de seus membros, um minicurrículo de cada candidato e a plataforma eleitoral da chapa. O prazo para inscrição de chapas que desejem concorrer ao pleito vai de 05 a 26 de julho.



Aprovação do Calendário Eleitoral

Foi aprovada e publicada pelo CFBio, nesta quinta-feira (23 de maio), a Instrução Eleitoral que regulamenta o processo para a eleição 2019 do CRBio-04. As principais datas são apresentadas na imagem, mas a instrução completa, com todas as informações, pode ser acessada aqui: http://bit.ly/InstEleitoral2019. 

Durante os próximos meses, periodicamente, serão realizadas divulgações nos canais de comunicação do Conselho detalhando cada etapa do processo eleitoral, para que os biólogos possam tirar todas as suas dúvidas e participar ativamente da eleição. 




Comunicação de Processo Eleitoral

O CRBio-04 passará por um processo eleitoral nos próximos meses. Com o propósito de garantir a transparência e manter os biólogos inteirados sobre todas as etapas e informações do pleito será lançada uma série de informes periódicos, que irão detalhar questões como formação de chapas, comissão eleitoral, funções dos conselheiros, datas de votação, prazo de justificativa etc.