• Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Principal
Conselho celebra 40 anos da Biologia com evento em BH
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter
O CRBio-04 promoveu, no último sábado (17/08), em Belo Horizonte, o evento Biologia 40 anos.

Evento levou conhecimento científico para crianças, jovens e adultos

A iniciativa faz parte das celebrações do Dia do Biólogo - comemorado em 03 de setembro - e dos 40 anos da regulamentação da profissão no Brasil, com a Lei 6.684/79. Por meio de estandes com maquetes, mostruários, materiais didáticos, microscópios e animais, além de outras atividades, o evento teve como proposta levar conhecimento científico à população, evidenciando o papel primordial do biólogo nas áreas de meio ambiente, saúde e biotecnologia.

Em BH o Biologia 40 anos foi realizado na Parque Municipal e contou com apoio primordial da coordenação, professores e alunos dos cursos de Ciências Biológicas das instituições Centro Universitário Izabela Hendrix, Faculdade Pitágoras, Centro Universitário UNA Betim e Centro Universitário UNA Guajajaras. 

O presidente do CRBio-04, Tales Heliodoro Viana, salientou a importância do biólogo na sociedade e de iniciativas que aproximem a população do conhecimento gerado nas instituições de ensino e pesquisa. "Seja no alimento que consumimos, nos problemas ambientais que enfrentamos, conhecendo os animais que nos rodeiam, a atuação do biólogo está sempre presente". 

Evento foi realizado no Parque Municipal, no centro da capital mineira

Para Gabriel Spineli, aluno do 6º período de Ciências Biológicas da UNA Guajajaras, participar do evento foi uma oportunidade de compartilhar conhecimento com a população. "Foi uma possibilidade das pessoas terem contato com a nossa área, especialmente as crianças, que puderam conhecer a profissão de biólogo". 

Já para Luana Miglio, que cursa o 4º período no Izabela Hendrix, o evento foi uma oportunidade de aprendizado não apenas para quem visitou, mas também para quem atuou nos estandes. "Muitas das nossas pesquisas acabam não chegando à população. Além de expor o nosso trabalho, também pudemos visitar e conhecer iniciativas das outras instituições", salientou. 

Luana Miglio, aluna do Izabela Hendrix

Coordenadores e professores
Entre os coordenadores e professores dos cursos de Ciências Biológicas das IES presentes no evento o consenso foi de que a profissão percorreu um grande caminho nos últimos 40 anos, mas ainda há muito o que avançar. 

Para a professora da UNA Betim Letícia Martins o momento é mobilização. "Temos uma profissão muito bonita, que não podemos deixar que acabe. O biólogo é um profissional fundamental para a manutenção da vida na Terra". A visão foi compartilhada pela colega da UNA Guajajaras Agnes Casali. "Que consigamos levar adiante a nossa profissão, que é tão bonita e ainda não possui a valorização que merece". 

Os coordenadores e professores das IES parceiras do CRBio-04 no evento

O coordenador do curso na Faculdade Pitágoras, Geraldo Valente, defendeu que eventos como o Biologia 40 anos são importantes para celebrar e colaborar para o fortalecimento da profissão. "A economia e a educação do nosso país dependem da atuação dos biólogos". Danielle Péres Marciano, coordenadora no Izabela Hendrix, também salientou a importância do evento. "É muito bom podermos compartilhar o que temos feito dentro dos muros da faculdade. Estender esse conhecimento é fortalecer a ciência", argumentou. 

População também aprova
Durante todo o evento no Parque Municipal os estandes foram visitados por um público diversificado, que pôde aprender ou aprofundar seu conhecimento sobre variadas áreas de pesquisa e atuação do biólogo: animais venenosos e peçonhentos, aquaponia, doenças parasitárias, perfusionismo, tratamento de câncer, biologia celular, entre outras. 

Alexsandra, Alexandre e Lucas conheceram mais sobre as serpentes

Para o pequeno Lucas, de 4 anos, foi a oportunidade de ter seu primeiro contato com uma serpente - os animais foram levados pelo criatório Jiboias Brasil, em parceria com o Izabela Hendrix. "Foi um momento de aprendizado para ele e para nós, adultos", destacou Alexandre Batista, que também estava acompanhado da esposa, Alexsandra.

A iniciativa também foi exaltada por Elisângela Resende, que passou pelo parque com o marido, Alexandre, e com o filho, Pedro Álvaro. "Quando éramos crianças tínhamos muitas experiências com a natureza, com animais. Acredito que, hoje, falte este contato para nossos filhos. Seria muito legal se projetos como esses fossem adotados nas escolas". 

Elisângela, Pedro Álvaro e Alexandre aprovaram a iniciativa

Celebração e manifesto
O intuito principal do Biologia 40 anos, que ocorreu em BH e ainda será realizado nas outras três capitais da jurisdição do CRBio-04 (leia mais abaixo), é celebrar o aniversário de regulamentação da profissão no Brasil e aproximar o biólogo da sociedade. No atual conturbado momento sociopolítico vivido, porém, o evento também é uma oportunidade de posicionamento em favor do desenvolvimento científico. 

A equipe do CRBio-04

Durante o evento no Parque Municipal o coordenador da Comissão de Divulgação do CRBio-04, o conselheiro Gladstone Araújo, leu um manifesto em favor da Ciência e da Biologia. Confira: 


Outras capitais
Além de BH, as outras capitais da jurisdição do CRBio-04 receberão o evento Biologia 40 anos. Em Brasília, Goiânia e Palmas a celebração ocorre no dia 31 de agosto. Veja os locais e horários:

Brasília
10h às 17h
Parque da Cidade Sara Kubitschek (Estacionamento 10)

Goiânia
09h às 16h
Zoológico de Goiânia (Parque Lago das Rosas)

Palmas
09h às 14h
Parque Cesamar

Para conferir o álbum completo de fotos do evento, clique aqui

Evento ainda ocorrerá em Brasília, Goiânia e Palmas