• Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Principal
Comemorações dos 40 anos da Biologia
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter
O Dia do Biólogo teve um caráter ainda mais especial neste ano, em que se comemora 40 anos da regulamentação da profissão no Brasil. Para celebrar, o CRBio-04 - com apoio de suas Delegacias Regionais, instituições de ensino e entidades de representação - promoveu, apoiou e participou de uma série de eventos comemorativos, além de divulgar em suas mídias eletrônicas sua campanha de homenagem ao Dia do Biólogo. Confira!

Campanha Dia do Biólogo 2019
Com o tema "Uma história construída por muitas vidas", o CRBio-04 quis ressaltar como os 40 anos de profissão são resultado da trajetória individual de cada profissional, que se dedica no exercício diário da Biologia com ética e responsabilidade. Por meio da história do biólogo Eugenio Batista Leite, o Conselho buscou traçar um paralelo com o desenvolvimento da profissão e homenagear a história de cada biólogo. Afinal, como definiu o próprio Eugênio, "Biologia não é um trabalho, é uma forma de vida".

 

Biologia 40 anos
Em um momento que se faz tão necessário reafirmar a importância da Ciência, o CRBio-04 propôs aproximar o conhecimento científico - especificamente aquele desenvolvido por biólogos - da população. O Biologia 40 anos foi um evento de rua, realizado nas quatro capitais da jurisdição, que por meio de estandes e atividades evidenciou o papel primordial do biólogo nas áreas de meio ambiente, saúde, biotecnologia e educação.

Em BH o evento foi realizado no Parque Municipal, no dia 17 de agosto. Em Brasília (Pq. Sarah Kubitschek), Goiânia (Zoológico) e Palmas (Pq. Cesamar) o Biologia 40 anos ocorreu no dia 31 de agosto. Em cada cidade o CRBio-04 contou com o imprescindível apoio de instituições de ensino da região. 



Confira as galerias de fotos

Sessões solenes
Sessões solenes de homenagem aos 40 anos da profissão de biólogo foram realizadas em diferentes espaços. No dia 02/09 ocorreu cerimônia no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A iniciativa foi das entidades representativas de Brasília - ASSBIO-DF, SINDBIO-DF e CRBio-04 - com apoio do deputado distrital Reginaldo Veras. Participaram o presidente do CRBio-04, Tales Heliodoro Viana; o delegado do Conselho em Brasília, Gildemar Crispim; o subdelegado e presidente do Sindicato dos Biólogos do Distrito Federal, Felipe Musardo Firmino; e o presidente da Associação dos Biólogos do DF, Leonardo Pepino Macedo.



Na terça, 03/09, houve cerimônia na Assembleia Legislativa do Tocantins. A solicitação partiu da ATOBio e do CRBio-04 e contou com o apoio da deputada Cláudia Lelis. A vice-presidente do Conselho, Arlete Vieira da Silva, e o presidente da Associação Tocantinense dos Biólogos, Marcelo da Gama Grison, compuseram a mesa ao lado de representantes de órgãos de meio ambiente e saúde do Tocantins e de profissionais homenageados. A delegada do CRBio-04 em Palmas, Meriele Rodrigues, também participou da cerimônia - inclusive cantando o Hino Nacional -, além de outros representantes da ATOBio.

 


Também no dia 03 de setembro, às 11h, a Câmara dos Deputados realizou um evento em homenagem aos 40 anos da regulamentação da profissão de biólogo no país. A cerimônia foi idealizada pelo CFBio e contou com a presença do presidente do Federal, Wlademir João Tadei; do presidente do CRBio-04, Tales Heliodoro Viana; do delegado do Conselho em Brasília, Gildemar Crispim; além de profissionais e estudantes. A sessão foi presidida pelo deputado Fred Costa.

 


Outros eventos
Outras atividades também marcaram as comemorações dos 40 anos da Biologia. Em Montes Claros (MG), a Associação de Profissionais e Estudantes de Biologia do Norte de Minas promoveu o 1º Workshop de Empreendedorismo para Biólogos / NM. Os conselheiros Bruce Amir, Carlos Frederico Loiola e Aneliza Miranda Melo - que também preside a Associação - palestraram no evento.



Em Goiânia, a conselheira e delegada Mariana Telles realizou, em conjunto com o biólogo José Alexandre Felizola, uma sessão comentada de cinema para alunos da PUC Goiás. A atividade se propôs a debater aspectos evolutivos e genéticos presentes no filme Jurassic Park. 



No dia 29 de agosto o CRBio-04 também promoveu uma edição especial do Papo com Biólogo, que debateu o tema "As novas fronteiras da Inteligência Artificial e as oportunidades para biólogos".

Para palestrar foi convidado o biólogo Luiz Carlos Thimoteo Domingues do Carmo. Mestre em Fisiologia e Farmacologia pela UFMG, Luiz Carlos atualmente trabalha com reprodução humana no Hospital das Clínicas, onde integra um projeto de inteligência artificial aplicada à inseminação artificial. Confira a matéria completa aqui.

Em Palmas, no dia 31 de agosto, além do evento Biologia 40 anos também ocorreu o já tradicional passeio ciclístico da ATOBio. Essa foi a 5ª edição do evento, que saiu da Praia da Graciosa.