• Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Principal Comunicação Notícias Realizado Papo com Biólogo sobre qualidade em laboratórios
Realizado Papo com Biólogo sobre qualidade em laboratórios PDF Imprimir E-mail
Qua, 02 de Outubro de 2019 23:19
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter
O CRBio-04 realizou, nesta quarta-feira (02/10), a 14ª edição do Papo com Biólogo, com o tema  "Os desafios na obtenção da qualidade em laboratórios de análises clínicas".

A palestra foi conduzida pelo biólogo Gildemar José Bezerra Crispim, analista clínico e perito em toxicologia e biossegurança, com larga experiência em análises clínicas / hemoterapia, com ênfase em microbiologia, imunologia, patologia, toxicologia e hematologia. 

Em sua fala, o biólogo ressaltou como a área de qualidade ainda é pouco explorada pelos profissionais de Ciências Biológicas. "Este é um campo muito promissor na área da saúde, mas a briga por espaço é com unhas e dentes", alertou. Como diferencial competitivo, entretanto, Gildemar destacou o perfil generalista e analítico da formação dos biólogos. "Nosso calcanhar de Aquiles ainda é o pouco conhecimento que temos dos programas de qualidade e acreditação de laboratórios".


Gildemar também abordou as 3 fases do processo laboratorial - pré-analítica, analítica e pós-analítica e trouxe dados sobre como os erros se dividem entre elas. Somente a fase pré-analítica concentra de 60% a 84% de todos os erros, o que evidencia falhas humanas, principalmente por deficiência de capacitação. 

Ao falar da formação profissional para atuar nessa área, o biólogo pontuou a importância de cursos de especialização mas, também, a necessidade dos cursos de graduação olharem mais para as demandas de mercado e para as vocações econômicas da região em que estão inseridos, elaborando currículos condizentes com essas realidades.

Na conclusão, Gildemar reiterou a qualificação técnica e legal do biólogo para atuar no setor de qualidade laboratorial e análises clínicas. "O essencial é ter competência, pois competência não sofre represálias, é mérito", definiu. 

O vídeo da transmissão simultânea do evento está disponível na página do CRBio-04 no Facebook e pode ser assistido aqui: http://bit.ly/2oIHu57. Em breve a gravação completa (com melhor qualidade de áudio e vídeo) estará disponível no canal do Conselho no YouTube, onde são disponibilizadas todas as edições anteriores do Papo com Biólogo na íntegra.