• Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Principal Comunicação Notícias Nova gestão do CRBio-04 é empossada
Nova gestão do CRBio-04 é empossada PDF Imprimir E-mail
Qui, 07 de Novembro de 2019 23:07
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter
Tomaram posse nesta quarta-feira, 06/11, os novos conselheiros e a nova Diretoria eleitos para a gestão do CRBio-04 no quadriênio 2019-2023.

Os novos conselheiros eleitos do CRBio-04 (foto: João Silver)

O novo presidente do Conselho é o biólogo Carlos Frederico Loiola. O profissional é graduado em Ciências Biológicas pela PUC Minas, com mestrado em Parasitologia pela UFMG e doutorado em Saúde Pública pela USP. Foi professor/pesquisador da Unifenas por 14 anos e atualmente é empresário, atuando no setor de controle de vetores e pragas. Ao lado dele, comporão a nova Diretoria os biólogos:

Tudy M. Valadares Calaça Câmara - vice-presidente
Juliana Ordones Rego - conselheira secretária
Bruce Amir Dacier Lobato de Almeida - conselheiro tesoureiro

Parte da nova diretoria (da esq. p/ dir): Juliana Ordones, Carlos Loiola e Tudy Câmara

Em seu discurso de posse, Loiola destacou o orgulho e o profundo sentimento de responsabilidade com que assume a presidência: "Aceitei o desafio pela plena convicção de que não estarei sozinho. Contarei com o apoio dos demais componentes desta chapa e com os colaboradores lutadores deste Conselho para garantir que o CRBio-04 desempenhe seu papel indispensável para o desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira, na medida em que assegura o adequado acompanhamento das atribuições dos profissionais registrados". 

O novo presidente saudou, ainda, o trabalho desenvolvido pela última gestão, que "despede-se deixando importantíssimos avanços em nossas pautas" e fez um chamamento para a construção de um mandato coletivo. "Juntos somos mais fortes e podemos oxigenar a governança e gestão do CRBio-04, fortalecendo nossas conquistas e nossas novas metas. A porta estará sempre aberta para todos os colegas que queiram ter suas ideias ouvidas e suas opiniões consideradas". 

O novo presidente assina o Termo de Posse (foto: João Silver)

Propostas
Loiola também aproveitou a oportunidade para detalhar alguns dos projetos da chapa Fortalecimento & Oxigenação: 

- Criação de uma comissão parlamentar para acompanhamento e proposição de projetos de lei de interesse dos profissionais biólogos;
- Implantar um projeto de valorização do biólogo educador;
- Fortalecer as Delegacias já criadas, bem como instalar pelo menos três novas Delegacias no interior de Minas Gerais: Norte, Sul e Triângulo.

Todas as propostas da nova gestão serão detalhadas em um Plano de Ação, que será construído de forma coletiva pelos conselheiros em reunião no início de dezembro e, posteriormente, disponibilizado no site do CRBio-04 para acompanhamento pelos profissionais. 

Despedida
Encerrando seu segundo mandato como presidente do CRBio-04 (1991-1995 / 2015-2019), Tales Heliodoro Viana expressou sua gratidão e carinho por todos os funcionários do Conselho e por seus colegas de chapa: "Agradeço aos empregados desta casa, que estiveram sempre desempenhando de forma exemplar suas funções e aos meus colegas conselheiros pela compreensão, pelo constante embate de ideias e pela confiança em mim depositada. À Diretoria que comigo labutou nestes quatro anos fica a minha, para não dizer a nossa gratidão, como categoria profissional". 

Roberto Maychel, presidente da Comissão Eleitoral; Maria do Carmo Teixeira, ex-presidente do CFBio e do CRBio-04; Tales Heliodoro Viana, ex-presidente do CRBio-04; Rodrigo Teribele, conselheiro do CFBio; e Evandro Bouzada, ex-secretário do CRBio-04

O agora ex-presidente também ressaltou algumas das conquistas alcançadas pelo Conselho nos últimos quatro anos, como a grande ampliação da participação do CRBio-04 em comitês e câmaras temáticas, a criação do Programa de Apoio a Publicações e Eventos - que distribuiu recursos da ordem de R$380 mil -, a contribuição para a edição de novas resoluções sobre atuação profissional, o início do processo de reestruturação documental do Conselho, melhorias na estrutura física da sede, aquisição da sede própria da Delegacia de Goiás e a implantação da Delegacia do Distrito Federal (também em sede própria), entre outros pontos.

Finalizando, Tales fez votos de sucesso à nova gestão e deixou uma mensagem: "Quando houver embates, que sejam sempre pelo engrandecimento da categoria. Aqui não há vencedores, aqui a vitória deve ser sempre da profissão". 

Desafios e expectativas
O presidente do Conselho Federal de Biologia, Wlademir João Tadei, foi representado na cerimônia de posse pelo conselheiro Rodrigo Teribele. O biólogo reforçou sua certeza de que o trabalho no CRBio-04 continuará sendo bem executado e destacou uma das propostas da nova gestão. "Talvez o maior desafio do Sistema, hoje, seja conscientizar os profissionais para que o registro não seja somente uma obrigação legal, mas um desejo. Vejo de forma muito positiva que a nova Diretoria do Conselho proponha-se a debater e enfrentar essa questão". 

Cerimônia foi realizada no auditório Gilberto Pedralli, na sede do CRBio-04

A opinião foi corroborada pela ex-presidente do CFBio e do CRBio-04, Maria do Carmo Brandão Teixeira. "A nova gestão chega com propostas e metas que são de extrema importância para os profissionais e para a sociedade, especialmente no contexto atual em que vivemos. Fico muito feliz de ver o Conselho prosseguir sua caminhada com pessoas tão comprometidas", pontuou.

Para a conselheira recém-empossada Sylvia Therese Meyer Ribeiro, que participou da gestão 2011-2015, retornar ao Conselho é trazer de volta à tona bons sentimentos. "Tive uma experiência muito positiva aqui. Aprendemos e tomamos gosto por lutar pela profissão e por nossos ideais". O propósito de luta por ideais também é o que motiva a bióloga Márcia Bacelar Fonseca, que assume seu primeiro mandato como conselheira. "Tenho uma grande preocupação com a formação do profissional biólogo e acredito que o Conselho tem condições de estabelecer um diálogo com as instituições de ensino e com a sociedade, trazendo benefícios a todos. Venho disposta a aprender e a contribuir", definiu. 


César Carqueija, presidente do CRBio-08; Alcione Azevedo, presidente do CRBio-06; Maria Eduarda Larrazábal, presidente do CRBio-05; Tales Viana, ex-presidente do CRBio-04; e Vicente Conti, presidente do CRBio-02

Entre as diversas autoridades presentes, o presidente do CRBio-02, Vicenti Conti, saudou a nova Diretoria e fez votos de que o Conselho prossiga o bom trabalho feito até aqui. "A organização e a seriedade do CRBio-04 colocam-no em um posição de grande exemplo a ser seguido. Não tenho dúvidas de que os biólogos da jurisdição continuarão muito bem representados".

Além de Conti, presidente do CRBio-02, a cerimônia contou com a presença de Maria Eduarda Larrazábal, presidente do CRBio-05; Alcione Azevedo, presidente do CRBio-06; César Carqueija, presidente do CRBio-08; Marília Paiva, presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região; Cezar Tameirão e Meiry Lúcia Silva, respectivamente presidente e gestora da Associação Mineira das Empresas Controladoras de Pragas; Rodrigo Souza Leite, vice-presidente da Fundação Ezequiel Dias; Lileia Diotaiuti, bióloga da Fiocruz Minas; Anísia Sudário Daniel, membro da Diretoria do Conselho Regional de Educação Física 6ª Região; e Ana Rita Flores, chefe de gabinete do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais. 

O ex-presidente Tales Heliodoro Viana e o presidente empossado, Carlos Frederico Loiola (foto: João Silver) 

Quem são os novos conselheiros

Conselheiros Efetivos
Afonso Pelli
Aneliza de Almeida Miranda Melo
Bruce Amir Dacier Lobato de Almeida
Carlos Frederico Loiola
Tudy M. Valadares Calaça Câmara
Gildemar José Bezerra Crispim
Juliana Ordones Rego
Sylvia Therese Meyer Ribeiro
Thiago Igor Ferreira Metzker
Wenderson Francisco de Almeida

Conselheiros Suplentes
Adriane Feitosa Valadares
Elias Manna Teixeira
Gisele Mendes Lessa Del Giudice
Helena Lúcia Menezes Ferreira
Humberto Ribeiro de Souza
Janaína Aparecida Batista Aguiar
Kátia Regina da Silva
Kércia Maria Pontes Maia
Márcia Bacelar Fonseca
Paula de Souza São Thiago

Para ter acesso a um minicurrículo de cada membro da nova gestão do CRBio-04, clique aqui

A transmissão ao vivo da cerimônia, realizada pelo Facebook, pode ser acessada aqui. Em breve a gravação completa estará disponível também no canal do Conselho no YouTube

Confira o álbum de fotos da cerimônia.