• Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Principal Comunicação Notícias Posse da nova gestão do CFBio
Posse da nova gestão do CFBio PDF Imprimir E-mail
Seg, 13 de Janeiro de 2020 11:38
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter
Tomaram posse na última sexta-feira, 10/01, em Brasília, os dez conselheiros efetivos do Conselho Federal de Biologia (CFBio) e seus respectivos suplentes para mandato complementar de 23 de outubro de 2019 a 23 de outubro de 2023. 

Os 20 novos conselheiros do CFBio 

O CRBio-04 contará com dois representantes no Plenário do CFBio: a conselheira efetiva Helena Lúcia Menezes Ferreira - que foi escolhida como conselheira secretária da nova gestão, e o conselheiro suplente Emilson Miranda.

Durante a cerimônia de posse os conselheiros efetivos elegeram, por unanimidade, Maria Eduarda Lacerda de Larrazábal da Silva para o cargo de presidente e Eliézer José Marques para vice-presidente. Na sequência, Maria Eduarda indicou Helena Lúcia Menezes Ferreira para conselheira secretária e Alcione Ribeiro de Azevedo para conselheira tesoureira.

Em seu pronunciamento, a nova presidente do CFBio cumprimentou os presentes e agradeceu, em nome dos conselheiros eleitos, a oportunidade de trilhar, nos próximos anos, esse caminho de trabalho pela profissão de biólogo. “Ressalto a responsabilidade de ser um conselheiro, seja regional ou federal, uma atividade altruísta, nem sempre compreendida, seja pelos familiares, seja por nossos pares. Contudo, essa missão não só enobrece a nossa profissão como também a nossa existência”, disse.

A nova diretoria (esq. p/ dir): Maria Eduarda Larrazábal, Eliézer Marques, Alcione Ribeiro e Helena Lúcia Ferreira 

Maria Eduarda afirmou, ainda, que a nova gestão assume, diante de todos, o desafio de integrar e valorizar o Sistema CFBio/CRBios, visando o seu bem maior: a defesa da sociedade e dos profissionais biólogos. “Buscaremos consolidar cada vez mais a profissão, mostrando à sociedade e aos egressos dos cursos de Ciências Biológicas a relevância do conselho de classe, que defende incansavelmente o seu direito ao exercício profissional, reforçando as áreas de atuação”, garantiu.

“Trabalharemos para assegurar as ações previstas no Plano de Gestão Integrado do Sistema CFBio/CRBios, suas revisões e seus aperfeiçoamentos, visando também a melhoria das suas normas, considerando nessa perspectiva a promoção de ações administrativas e/ou jurídicas na defesa das prerrogativas e atuação profissional do biólogo, a intensificação das práticas de orientação e fiscalização e o incremento das relações de trabalho com as Instituições de Ensino Superior, buscando estabelecer parcerias com essas e outras instituições, objetivando qualidade na formação e avanços na profissão”, reiterou a presidente.

Balanço de gestão
Em discurso de encerramento do mandato, o ex-presidente do CFBio Wlademir João Tadei fez um balanço dos últimos quatro anos, período em que foram aprovadas pelo Plenário 170 Resoluções e constituídas seis comissões permanentes, quatro comissões técnicas e seis temporárias, bem como 15 Grupos de Trabalho. Tadei citou, ainda, a aquisição da nova sede do CFBio, em 2015, e a criação do Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas e do Título de Biólogo Honorário.

A nova diretoria e o agora ex-presidente do Conselho Wlademir João Tadei

O ex-presidente agradeceu o trabalho e o apoio e ressaltou: “Vencer o desafio de manter as conquistas obtidas até aqui e promover avanços na busca de novos horizontes, frente às necessidades atuais da sociedade brasileira, é tarefa a ser capitaneada pela gestão que hoje assume os destinos do CFBio”.

Confira os membros da nova gestão do CFBio para o período de 2019 a 2023:

DIRETORIA
Maria Eduarda Lacerda de Larrazábal da Silva – Presidente
Eliézer José Marques – Vice-presidente
Helena Lúcia Menezes Ferreira – Conselheira Secretária
Alcione Ribeiro de Azevedo – Conselheira Tesoureira

MEMBROS EFETIVOS
Alcione Ribeiro de Azevedo
Eliézer José Marques
Flávia Duarte Ferraz Sampaio
Helena Lúcia Menezes Ferreira
Jomar Carvalho Filho
Juliana de Freitas Johann Rache
Lídice Almeida Arlego Paraguassú
Maria Eduarda Lacerda de Larrazábal da Silva
Santiago Valentim de Souza
Wagner Cotroni Valenti

MEMBROS SUPLENTES
Marcelo Garcia
Murilo Damato
Giovanna Carstens Castellano
Emilson Miranda
Lenir Lemos Furtado Aguiar
Beloni Terezinha Pauli Marterer
Bárbara Rosemar Nascimento de Araújo
Cristina Maria de Souza Motta
Marcus Vinícius da Silva Vilaça
Horácio Manuel Santana Teles

Texto e fotos: ASCOM CFBio