• Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Principal Comunicação Notícias Coordenadores participam de encontro sobre a formação do biólogo
Coordenadores participam de encontro sobre a formação do biólogo PDF Imprimir E-mail
Sex, 08 de Outubro de 2010 13:53
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

Coordenadores de 150 instituições de ensino superior de vários estados estiveram em Brasília para debater a formação do biólogo e o exercício profissional.

O Encontro Nacional do Sistema CFBio/CRBios com os Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de setembro de 2010, na sede da CNTC.

Na conferência inaugural, o diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, professor Paulo Roberto Wollinger falou sobre os Referenciais dos Cursos de Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura, a qualidade na formação profissional e da importância do Projeto Político Pedagógico.

Como fruto das apresentações e discussões das propostas trabalhadas em grupo por todos os participantes, foi aprovada a elaboração da “Carta de Brasília: pela garantia da qualidade das Licenciaturas em Ciências Biológicas do Brasil” que será enviada ao MEC e as secretarias de educação de todos os estados pelo CFBio.

Foram trocadas experiências vivenciadas pelas IES para o aprimoramento dos Projetos Políticos Pedagógicos de seus cursos. Todas as proposições apresentadas pelos grupos, bem como recomendações dos participantes foram encaminhadas ao Sistema.

Para a presidente do CFBio Maria do Carmo Brandão Teixeira, o encontro foi extremamente positivo e produtivo, se tornando um marco histórico para o Sistema, para a Academia e a profissão. “Esta é a primeira vez que em âmbito nacional Academia e Conselho interagem para discutir a formação e atuação do biólogo na sociedade. Estamos abertos à Academia e também ao Ministério de Meio Ambiente para tratativas neste sentido”.