• Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Procura

Banner

e-Bio

Deixe seu e-mail para receber o e-Bio, a newsletter eletrônica semanal do CRBio-04.
Banner
Principal
Conselho Regional de Biologia - 4a Região


Nota de Esclarecimento Sobre a revisão do Código Florestal Brasileiro

Considerando as discussões sobre a revisão do Código Florestal Brasileiro e a publicação de uma matéria na Folha de São Paulo “Código Florestal reduz até 12 vezes absorção de CO2 – Ruídos na Academia” em 24/11/2010, colocando de forma equivocada a posição do Conselho Federal de Biologia, esclarecemos:

O Sistema CFBio/CRBios, em setembro de 2009, preocupado com os inúmeros projetos de lei que tramitavam na Câmara dos Deputados sobre as alterações do Código Florestal Brasileiro criou um grupo de trabalho (GT), para análise e elaboração de parecer que subsidiasse as suas colocações enquanto representante da categoria profissional dos Biólogos. O documento inicial produzido pelo GT fez uma primeira análise dos diversos PLs e não, especificamente, do substitutivo do deputado Aldo Rebelo. Este documento foi aprovado na 227ª Sessão Plenária, de 11 dezembro 2009, e encaminhado ao presidente da Comissão Especial do Código Florestal Brasileiro, deputado Aldo Rebelo, em 12 de dezembro de 2009, mediante Ofício CFBio nº 329/2009, que cita:

Leia mais...
 
CRBio04 e MPE assinam Termo de Cooperação Técnica na área de perícia ambiental

O Conselho Regional de Biologia - 4ª Região firmou um Termo de Cooperação Técnica (TCT) com o Ministério Público Estadual (MPE), no dia 17 de novembro, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça de Minas Gerais.

O convênio visa aumentar o dinamismo das perícias realizadas a pedido do MPE. "A grande vantagem é que esse tipo de convênio reforça a capacidade da Instituição de dar apoio técnico aos promotores de Justiça", afirma o Procurador de Justiça, Dr. Edson de Resende Castro, coordenador da Central de Apoio Técnico (CEAT).

Leia mais...
 
Coordenadores participam de encontro sobre a formação do biólogo

Coordenadores de 150 instituições de ensino superior de vários estados estiveram em Brasília para debater a formação do biólogo e o exercício profissional.

O Encontro Nacional do Sistema CFBio/CRBios com os Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de setembro de 2010, na sede da CNTC.

Na conferência inaugural, o diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, professor Paulo Roberto Wollinger falou sobre os Referenciais dos Cursos de Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura, a qualidade na formação profissional e da importância do Projeto Político Pedagógico.

Leia mais...
 
Ganhador do Prêmio Nobel 2010 é Biólogo

O inglês Robert G. Edwards, 85 anos, pioneiro da fertilização in vitro, é o ganhador do Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia de 2010, segundo anúncio feito nesta segunda-feira (4/10) pelo comitê do prêmio no Instituto Karolinska, na Suécia.  “Suas conquistas tornaram possível tratar a infertilidade humana, condição que atinge uma significativa proporção da humanidade, incluindo mais de 10% de todos os casais”, disse o comitê no anúncio do prêmio.

Leia mais...
 
Ministra recebe homenagem do Conselho Federal de Biologia

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, foi homenageada nesse sábado (18/9) pelo Conselho Federal de Biologia. Izabella, que é bióloga registrada do CRBio-04, em seu discurso fez um balanço da política ambiental brasileira e dos desafios previstos para os próximos anos. Ela destacou o papel da biologia no cenário e ressaltou que as escolas devem estar preparadas para a nova realidade. Na avaliação da ministra, o profissional da área precisa estar preparado para lidar com as questões ambientais e influenciar as políticas públicas do setor.

"Formular políticas públicas significa ter avaliação e negociação", defendeu a ministra. Ela propôs um novo perfil para o biólogo, capaz de dar conta dos novos desafios. O papel da área ambiental, segundo ela, depende do poder de negociar interesses na área econômica e social. Para ela, "não basta dizer não" depois de uma avaliação de especialista. "Às vezes porque vem muita gente dizendo sim e acaba ganhando", segundo ela, por faltar disposição para negociar.

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 Próximo > Fim >>

Página 62 de 70