• Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Procura

Banner

e-Bio

Deixe seu e-mail para receber o e-Bio, a newsletter eletrônica semanal do CRBio-04.
Banner
Principal
Conselho Regional de Biologia - 4a Região


Plataforma Chapa AFIRMAÇÃO - 2007/2011
REPRESENTATIVIDADE
Profissionais de órgãos públicos e empresas privadas, Consultores, Empresários, Funcionários de autarquias e Instituições de Ensino Superior Público e Privado, com atuação em toda a jurisdição, formam a chapa AFIRMAÇÃO; aliando experiência e juventude, em respeito à diversidade da nossa profissão e garantindo a representatividade do Conselho.

EVOLUÇÃO 
O CRBio-04 está entre os regionais que mais crescem no País, o que reflete a sua atuação junto as Instituições de Ensino, mas principalmente o reconhecimento da nossa profissão perante a sociedade, mesmo assim, ainda temos muito a crescer, nossa jurisdição é muito extensa, pretendemos continuar indo aonde o nosso profissional está, estreitando a comunicação e aproximando sempre mais os biólogos do seu Conselho.

FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL
Apoiar a atuação da Delegacia regional de Goiás, e estimular a sua criação nos outros estados da jurisdição, possibilitando uma atuação mais próxima dos biólogos, e servindo como base para a construção de um novo regional. Apoio e estímulo à representatividade da categoria através da criação de associações de classes.

PARTICIPAÇÃO EFETIVA
Criação de câmaras temáticas (meio ambiente e biodiversidade, saúde e biotecnologia e produção) para subsidiar o Sistema CFBio-CRBios para a proposição e elaboração de normas técnicas e resoluções.
Atuar em conjunto com outros regionais e interceder junto ao CFBio na criação de mecanismos que legitimem e agilizem a atuação do profissional em todo o território nacional.

CONSCIENTIZAÇÃO
Trabalhar pelo aumento da consciência profissional, com a divulgação em todas formas de comunicação disponíveis sobre a legislação, áreas de atuação e do código de ética junto a  estudantes e profissionais recém-formados.

FISCALIZAÇÃO
Melhor instrumento de defesa do nosso espaço de atuação profissional, as ações de fiscalização, judiciárias e educativas devem ser potencializadas pela instrumentalização da COFEP- Comissão de Orientação e Fiscalização do Exercício Profissional , a melhoria e profissionalização da estrutura de fiscalização.
 
Mini-currículo Chapa AFIRMAÇÃO
Veja abaixo a lista com os membros da Chapa AFIRMAÇÃO:
 
1.CARLOS FREDERICO LOIOLA
Graduado pela PUC-BH; mestre em parasitologia – UFMG,  Doutor em Saúde Pública, Faculdade de Saúde Pública da USP/São Paulo, ambos ênfase em entomologia médica. Trabalhou por 7 anos no Centro de Pesquisas René Rachou da FIOCRUZ, BH, com biologia de triatomíneos. Em 1996 iniciou atividades acadêmicas universitárias e pesquisa com biologia de flebotomíneos, permanecendo como docente até 2010, UNIFENAS e UNINCOR. Atua como consultor/empresário na área de controle de vetores e pragas. 

2.CÉSAR AUGUSTO MAXIMIANO ESTANISLAU
Graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais , especialista e mestre em Gestão Ambiental, ex-diretor de Gestão da Pesca, diretor de Monitoramento e Controle do Instituto Estadual de Florestas de MG, Coordenador Seccional do COPAM/SEMAD, Sócio Diretor da Ambiental Consultoria de Projetos, Gerente Nacional da SGSGEOSOL Laboratórios, Professor/Pesquisador do Centro Universitário Newton Paiva.

3.ELIAS MANNA TEIXEIRA 
Graduado na UFMG, empresário, diretor da empresa Manna & Toledo Planejamento Ambiental Ltda, localizada em Uberlândia-MG. Pós-graduado na Alemanha em Gerenciamento Ambiental, na Universidade do Estado do Sarre. Atua na coordenação de projetos de licenciamento e programas ambientais de levantamento, monitoramento e resgate de fauna e flora para médias e grandes empresas (setores hidrelétrico, industrial e agrosilvopastoril).

4.EVANDRO FREITAS BOUZADA
Biólogo pela UFMG, pós-graduado em Epidemiologia pela Faculdade de Medicina - UFMG; MBA em Gestão de Excelência nas Organizações pela Fundação de Pedro Leopoldo e Instituto de Qualidade Minas. Funcionário efetivo da Prefeitura de Santa Luzia, onde desempenhou a coordenação dos serviços de Vigilância em Saúde e é atual Superintendente de Regulação, Auditoria, Controle e Avaliação da Secretaria de Saúde. 

5.FÁBIO DE CASTRO PATRÍCIO
Graduado em Ciências Biológicas - UFMG, mestre em Agronomia área de  Entomologia - UFLA. Pesquisador do CETEC e Professor do INCISA-IMAM,  orienta nos cursos de Ciências Biológicas e Gestão Ambiental. Experiência na área de Agronomia, ênfase em Entomologia, Ecotoxicologia,  peixes, toxicidade, contaminação, poluição hídrica e medições ambientais. 

6.GLADSTONE CORRÊA DE ARAÚJO 
Graduado em Ciências Biológicas-UFMG,Analista de Políticas Públicas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Especialista em Administração e Manejo de Unidades de Conservação pela UEMG/IEF/WWF, Foi Gerente do Parque Municipal das Mangabeiras , Chefe da Divisão de Educação e Manejo Ambiental da Fundação de Parques Municipais, atualmente é Diretor do Depto do Jardim Botânico da Fundação Zoo-Botânica  de Belo Horizonte.

7.JEFFERSON RIBEIRO DA SILVA 
Graduado em Ciências Biológicas PUC-Minas, atuou em gerenciamento e administração de projetos de inventário, monitoramento, manejo, criação, translocação e reintrodução de espécies da fauna e gerenciamento de Unidades de Conservação na CEMIG desde 1985. Atua no licenciamento ambiental de novos empreendimentos hidrelétricos e eólicos também na CEMIG. Foi Vice-Presidente da ABBIO/MG (1985-89),Conselheiro Suplente do CFBio nas gestões 2003-2007 e 2007-2011.

8.MARIANA NASCIMENTO SIQUEIRA 
Especialista em Perícia Ambiental, Mestranda em Geografia. Compôs o corpo técnico da Agência Municipal de Meio Ambiente de Goiânia entre os anos de 2005 à 2011, exercendo função de Gerente de Unidades de Conservação, Gerente de Arborização Urbana e ex-integrante da Câmara Técnica de Recuperação e Restauração de APP's no MMA. Consultora ambiental em estudos relacionados à flora do Cerrado e elaboração de Perícias Judiciais.

9.NORMA DULCE DE CAMPOS BARBOSA 
Licenciada pela PUC Minas, Mestre em Fisiologia e Zootecnia pelo ICB e Escola de Veterinária UFMG   respectivamente, Doutora em Produção Animal UNESP. Atualização acadêmica MBA Gestão Empresarial e Meio Ambiente, ambos FGV- RJ. Consultora na área de Meio Ambiente, representante do CRBio04 na Câmara de Proteção da Biodiversidade e atual Conselheira Tesoureira.

10.SYLVIA THERESE MEYER RIBEIRO 
Graduação pela PUC Minas Gerais, Mestrado em Botânica pela UFV e Doutorado em Biologia Vegetal pela UFMG. Pesquisadora em C & T e Curadora do Herbário e Xiloteca (HXBH) da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais -CETEC. Foi membro de Câmara Técnica da FAPEMIG, por quatro anos. Atua em projetos de pesquisa nas áreas de Botânica nos temas: florística, fitossociologia, macrófitas aquáticas, florestas ciliares, fitorremediação, ecologia de ambientes fluviais, recursos hídricos. 

11.ANELIZA DE ALMEIDA MIRANDA MELO 
Bacharel em Biologia pela Universidade Estadual de Montes Claros, Mestre e Doutora em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas, Analista ambiental do  Instituto Estadual de Florestas de MG, atuando na coordenação de pesquisas e em Unidades de Conservação.

12.BRUCE AMIR DACIER LOBATO DE ALMEIDA
Graduado pela Faculdade Metodista Izabela Hendrix - FAMIH, Pós-graduação no curso de Especialização em Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos no Instituto de Educação Continuada - IEC-PUC/MINAS, Capacitado em Auditoria Ambiental pelo Instituto Ecológico Aqualung - RJ, consultor ambiental e sócio da Gaia Consultoria Ambiental em Belo Horizonte, com experiência no licenciamento ambiental do setor sucroenergético.

13.EMILSON MIRANDA 
Biólogo pela Faculdade Metodista Isabela Hendrix. Atuou no licenciamento ambiental de novos empreendimentos na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de BH, foi secretário executivo do Presidente do COMAM e secretário da Câmara Técnica Revisora e Recursal desse Órgão. Atua em consultoria na área de Meio Ambiente e desde 2005 trabalha em gerenciamento de Unidades de Conservação na Fundação de Parques Municipais de BH.

14.HELENA LÚCIA MENEZES FERREIRA 
Graduada pela UFMG, ICB: bacharelado em ecologia e licenciatura, bacharelado em zoologia . Pesquisadora da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais - CETEC. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Limnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: estrutura de comunidades zooplanctônicas e zooperifíticas; bioindicação e biomonitoramento de ambientes lóticos e lênticos; ecomorfologia de habitats aquáticos.

15.IGOR ALEXIS DE SOUZA NORONHA
Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Izabela Hendrix, MBA Gestão Ambiental pelo Centro Universitário UNA. Atuou como Consultor Técnico Ambiental no Instituto Estadual de Florestas – IEF. Atualmente pesquisador bolsista na Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais e atuação em  Consultoria Ambiental.

16.JOÃO PAULO SOTERO DE VASCONCELOS
Licenciado pela PUCMinas, especialização em Educação Ambiental (SENAC), mestre em Desenv. Sustentável (Política e Gestão Ambiental) pelo Centro de Desenv. Sustentável da UnB. Analista Ambiental do MMA, coordena o Fundo Nacional de Desenv. Florestal. Atuou como analista ambiental na Diretoria de Qualidade Ambiental do IBAMA, consultor técnico do Fundo Nacional de Meio Ambiente/MMA, da Coord. Geral de Educação Ambiental/MEC e do Dep. de Educação Ambiental do MMA

17.JOSÉ ALBERTO BASTOS PORTUGAL 
Graduação e mestre em Ciências Biológicas pela UFJF. Doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos - UFV,  Gestão da Inovação. Professor Titular, Coordenador de Pesquisa e Publicações e Coordenador do curso de Ciências Biológicas e Assessor Acadêmico no CES- Juiz de Fora. Atualmente é Pesquisador A da Embrapa Gado de Leite, área de Gestão da Inovação. Experiência Acadêmica, em gestão e docência. Na Pesquisa, atua em gestão da inovação, cadeia produtiva e qualidade do leite. 

18.LUCAS SOARES VILAS BOAS RIBEIRO 
Graduado em Ciências Biológicas pela PUC - Minas e Pedagogia pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Gestor e coordenador de projetos ambientais na empresa Amplo Treinamento e Consultoria Ambiental. Experiência nas áreas de Educação, Ciências Ambientais, Licenciamento Ambiental de pequenos e grandes empreendimentos (mineração, duplicação de ferrovia, hidrelétrica, etc)

19.MERIELE CRISTINA COSTA RODRIGUES
Bióloga empresária onde atua realizando monitoramentos e levantamentos do meio biótico,  bem como montagem de processos para licenciamento ambiental. Especialista em Microbiologia pela Universidade Federal do Tocantins. Prestadora de serviços para empresas de consultoria ambiental como herpetóloga e mastozoóloga. Atualmente compõe a Diretoria Executiva da Associação Tocantinense de Biólogos - ATOBio na função de primeira secretária .

20.RICARDO EUSTÁQUIO NOGUEIRA
Biólogo da Universidade Federal de Ouro Preto e de coordenador técnico na Inga Engenharia e Consultoria Ltda. Mestre em Microbiologia Agrícola pela UFV e  doutorando em Biologia Molecular na UFOP.

 
Jornal do Biólogo nº 61
O Jornal do Biólogo número 61 já está disponibilizado de forma eletrônica e pode ser acessada gratuitamente no site do CRBio04.

O tema da edição nº61 é: "Um Topete de Respeito", sobre a redescoberta do Pica-pau-do-parnaíba. A matéria foi escrita pelo Biólogo Advaldo Dias do Prado.
Leia mais...
 
Mercado faz USP mudar curso de biologia
O apelo da sustentabilidade, a exigência de relatórios de impacto ambiental a cada novo empreendimento e um mercado propício ao desenvolvimento da biotecnologia. A demanda do mercado impulsionou a criação de novas ênfases para o curso de graduação de biologia na USP (Universidade de São Paulo), em Ribeirão Preto.

A mudança passa a valer a partir de 2013, quando o curso será focado em três áreas: molecular e tecnológica, ambiental e evolutiva.
Leia mais...
 
Eleição CRBio04 - Chapa AFIRMAÇÃO é a única inscrita
A Comissão Eleitoral do CRBio04 informa que foi registrada apenas uma única chapa para concorrer ao pleito eleitoral, mandato para o período de 07 de novembro 2011 a 06 de novembro de 2015. 

Para ver os nomes dos 20 Biólogos inscritos na Chapa AFIRMAÇÃO, acesse o link: http://migre.me/5902t

Para ter acesso a plataforma da Chapa AFIRMAÇÃO, clique aqui .

 
<< Início < Anterior 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 Próximo > Fim >>

Página 67 de 77