Conselho Regional de Biologia 4ª Região
MG | GO | TO | DF

Menu

Papo com Biólogo discutiu Controle de Vetores e Pragas

Foi realizada nesta terça-feira, dia 03 de outubro, a sexta edição do Papo com Biólogo, evento do CRBio-04 que se propõe a debater temas pertinentes a profissionais e estudantes de Ciências Biológicas, sempre com a presença de especialistas.

A edição teve como tema  “Biólogo no controle de pragas urbanas” e foi conduzida pelo biólogo Carlos Frederico Loiola, conselheiro do CRBio-04 e com larga experiência no controle de vetores e pragas urbanas e rurais.
Loiola apresentou aos participantes o conceito por trás do controle de vetores e pragas, que se diferencia de erradicação, e falou dos diferentes mecanismos disponíveis para sua ação. “Quando falamos em controle estamos tratando do estabelecimento de um nível de tolerância em que a população de determinada espécie continue existindo, mas sem causar nenhum tipo de prejuízo”, explicou. “As intervenções para tanto podem ser mecânicas, físicas, químicas e até biológicas, em alguns casos. Porém, normalmente só se pensa na solução química, que é a mais imediatista. Mas é preciso ter em mente que existem outras alternativas que não demandam nem um grama de produto químico”, complementou. 

O biólogo também listou e fez uma breve explicação sobre algumas das principais endemias transmitidas por vetores, como doença de Chagas, leishmaniose, malária, toxoplasmose.
Na sequência Loiola apresentou o conceito dos “As do controle de espécies”: abrigo, alimento, acesso e água. “Esses são os componentes importantes na instalação desses animais e é em cima deles que o profissional deve atuar. Controlar é muito mais do que utilizar o produto X ou Y”, ressaltou.
Atuação do biólogo
Na fase final da palestra Carlos Loiola falou sobre a mudança no perfil profissional do controlador de pragas e sobre o diferencial que o biólogo tem nesse mercado por sua formação. “Durante muito tempo o controle de pragas foi visto como um trabalho sujo, de aplicador de veneno. Essa imagem mudou e o mercado hoje demanda profissionais diferenciados. Nessa ótica o biólogo é o profissional mais habilitado para atender a essa demanda, pois é capaz de atuar em todas as fases de um programa integrado de controle”, explicou. Segundo o palestrante, cerca de 70% das empresas controladoras de pragas são registradas nos CRBios, ou seja, possuem um biólogo como responsável técnico. 
Após a palestra o espaço foi aberto para que os participantes pudessem fazer perguntas e comentários. Mais uma vez o Papo com Biólogo foi transmitido simultaneamente pelo Facebook, possibilitando a participação de profissionais e estudantes de outras localidades. Quem acompanhou pela internet pôde não apenas assistir à palestra mas, também, interagir e enviar perguntas. 
Em breve será disponibilizada no canal do Conselho no YouTube a gravação completa da palestra de ontem – com imagem e som de melhor qualidade. Já o vídeo da cobertura simultânea pode ser visualizado aqui

Rolar para cima