Representação dos biólogos

Os biólogos e sua participação social

A Constituição de 1988, também conhecida como a “Constituição Cidadã”, priorizou a garantia de direitos humanos, sociais e políticos e inovou na gestão das políticas públicas, por meio do princípio da descentralização político-administrativa. Com isso, também gerou um estímulo à maior participação das coletividades locais, criando mecanismos de controle social: setores organizados da sociedade participando da formulação, execução e alocação de recursos para planos, programas e projetos que atendam aos interesses coletivos. Foi regulamentada, ainda, a criação dos conselhos ou comitês de políticas públicas que permitem, de forma paritária, a participação da população e da sociedade civil organizada e dos gestores públicos.

Considerando a diversidade das áreas de atuação dos biólogos – MEIO AMBIENTE E BIODIVERSIDADE, SAÚDE, BIOTECNOLOGIA E PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO – são inúmeros espaços de controle e participação social que os profissionais podem ocupar.

O CRBio-04 realiza o levantamento dos biólogos que já ocupam alguns desses espaços para alimentar este mapa interativo. Participe e ajude a construir o perfil de atuação do biólogo!

Se você é biólogo e participa de algum fórum, comitê, comissão ou órgão colegiado, entre em contato com o Conselho preenchendo este formulário para que sua atuação seja incluída no mapa.

Rolar para cima