Revista Acta Biologica Brasiliensia

Publicação científica semestral do CRBio-04, que traz artigos nas áreas de Educação, Meio Ambiente & Biodiversidade, Saúde e Biotecnologia & Produção. 

Acta Biologica Brasiliensia

Fundada em 2018, a Acta Biologica Brasiliensia é uma publicação científica semestral e contínua do CRBio-04, apresentando resultados de pesquisas científicas, revisões da literatura e notas, em quatro eixos temáticos, correspondentes às áreas de atuação do biólogo:

  1. Educação
  2. Meio Ambiente e Biodiversidade
  3. Saúde
  4. Biotecnologia e Produção

Título alternativo: Acta Biol Bras
Abreviação: ACBIOBRAS
Local: Belo Horizonte – MG 
Telefone: +55 (34) 3700-6424
actabiologica@crbio04.gov.br
ractabiologica@gmail.com

 

Vol.3 Nº1
jun.2020

Ainda não há nenhum artigo da próxima edição disponível.

   

A Revista Acta Biologica Brasiliensia publica artigos científicos originais, nas diversas áreas das Ciências Biológicas, em quatro eixos temáticos:

  1. Meio Ambiente e Biodiversidade
  2. Biotecnologia e Produção
  3. Saúde
  4. Educação

Revista Acta Biologica Brasiliensia é uma publicação semestral, com dois números por ano, agrupados em volumes.

Prezado(a) pesquisador(a),

A Revista Acta Biologica Brasiliensia possui fluxo contínuo. A submissão de manuscritos pode ser realizada durante todo o ano. A submissão deve ser feita por e-mail para:

Revista Acta Biologica Brasiliensia
E-mail: actabiologica@crbio04.gov.br
E-mail alternativo: ractabiologica@gmail.com
Tel: +55 (34) 3700-6424

Revista Acta Biologica Brasiliensia (A/C Afonso Pelli)
Departamento de Patologia, Genética e Evolução
Instituto de Ciências Biológicas e Naturais
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Av. Frei Paulino, 30 | Uberaba-MG
CEP 38025-180 | Brasil

A Revista Acta Biologica Brasiliensia publica artigos originais científicos avaliados por pares, de forma cega e segura. A autoria não é revelada aos avaliadores. São publicados artigos em quatro sessões:

a) Meio Ambiente e Biodiversidade
b) Biotecnologia e Produção
c) Saúde
d) Educação

Serão aceitos artigos, revisões ou notas. Cada contribuição deve ter no máximo 30 (trinta) e no mínimo 3 (três) páginas. Os trabalhos devem ser submetidos em português ou inglês. Porém, é obrigatório que o trabalho apresente título, resumo e palavras-chave em português e inglês. Caso os autores optem pela publicação em inglês, e não sejam nativos da língua inglesa, recomenda-se uma revisão do texto por empresa especializada.

Artigos de reconhecido valor científico, que já tenham sido publicados em congresso, seminário ou semelhantes, poderão ser submetidos, desde que sejam uma versão melhorada, sem plágio ou cópia de partes do texto. A apresentação do artigo, bem como o conteúdo, é de total responsabilidade dos autores.

O artigo deverá ser submetido à Revista por meio do endereço eletrônico:  actabiologica@crbio04.gov.br ou  ractabiologica@gmail.com; devendo as instruções serem seguidas rigorosamente.

O texto do artigo deve ser digitado em editor de texto LibreOffice Writer, Open Office, Microsoft Office Word, com a extensão .odf, .doc ou ainda .docx. Deve ser utilizada fonte TIMES NEW ROMAN de tamanho 12 (exceto título que deverá ser TIMES NEW ROMAN de tamanho 14).

As páginas em que o artigo será apresentado deverão ser no formato 20 cm X 27 cm, com o texto alinhado em uma coluna e espaçamento 1,5 entre as linhas. As margens deverão ter limite superior e inferior de 2,5 cm e o limite esquerdo e direito com 3,0 cm. Cada parágrafo deve ter, em sua primeira linha, um recuo especial de 1,25 cm em relação às demais.

O artigo deverá apresentar as seguintes seções:

  • Título
  • Title
  • Resumo
  • Palavras-chave
  • Abstract
  • Keywords

As demais seções

  • Introdução
  • Metodologia
  • Resultados
  • Discussão
  • Conclusão/Considerações finais
  • Agradecimentos
  • Referências

Poderão ser em português ou inglês. As seções não deverão ser numeradas. Cada título ou subtítulo de seção principal do artigo deverá estar em caracteres maiúsculo, exceto para nome de espécies, que deverão seguir o padrão do Código Internacional de Nomenclatura Zoológica, corpo 12, em itálico. Deve-se deixar 1 (um) espaço antes e depois de cada seção, exceto para a primeira, que se inicia com 2 (dois) espaços após as palavras-chave (ou keywords).

O título deve ser em fonte TIMES NEW ROMAN 14; negrito, espaçamento simples e centralizado. Deve ser apresentado em português ou inglês. O título traduzido deve ser em itálico. A seguir devem ser apresentados os nomes dos autores (em negrito), a Filiação/Instituição e endereços para correspondência física e eletrônica. Fonte TIMES NEW ROMAN 12, espaçamento simples, centralizado. Estes tópicos deverão ser separados por um linha em branco, fonte 12, espaçamento simples. Caso os autores tenham filiações distintas estes devem apresentar uma numeração sobrescrita informando sua instituição (ex. ¹Fulano da Silva, ²Beltrano Marques Xavier), e o mesmo deve ser apontado na instituição referente (ex. ¹Instituição 1, endereço para correspondência. ²Instituição 2, endereço para correspondência). Deve ser indicado o autor para correspondência.

O resumo deve ter entre 50 e 400 palavras, aproximadamente, acompanhado de sua tradução para inglês ou português. Os autores devem apresentar entre três e cinco palavras-chave. O texto deve estar em Fonte TIMES NEW ROMAN 12, espaçamento simples e justificado. As palavras RESUMO e ABSTRACT deverão ser centralizadas.

As figuras e tabelas devem ser inseridas à medida que forem citadas, sempre centralizadas. Tabelas e figuras deverão ser numeradas e a legenda justificada logo abaixo da figura e acima da tabela. Somente serão aceitas figuras e tabelas. Não devem ser utilizados nomes como quadro, mapa, gráfico, etc. Para as tabelas deve-se evitar o uso de bordas verticais.

Citações no texto

As referências devem ser apresentadas em ordem numérica. Devem ser numeradas na sequência em que são citadas. Deve-se utilizar algarismos arábicos entre parênteses. Para duas ou mais referências separe-as por vírgula, sem espaço e sem parênteses 3,8,11. Se consecutivas devem ser separadas por um hífen sem espaço e sem parênteses 3-6.

Caso o responsável julgue pertinente, também é possível citar os autores no texto.

Até três autores

Entre parênteses (Veja exemplos):

  • Um autor: (Silva, 2018);
  • Dois autores: (Silva; Souza, 2018);
  • Três autores (Silva; Souza; Ferreira, 2018)

Com fluidez textual:

  • Um autor: …“De acordo com Silva (2018)1”…;
  • Dois autores: …“seguindo proposta de Silva e Souza (2018)1”…;
  • Três autores: …“como relatado por Silva, Souza e Ferreira (2018)1”…;
Mais de três autores:
Entre parênteses:
  • (Silva et al., 2018)1
Com fluidez textual:
  •  …“Segundo Silva et al. (2018)1”…

Referências
Espaçamento simples, sem recuo, justificado, cada referência separada por uma linha. Referência numerada.

O corpo editorial recomenda que todas as referências devam ser de periódicos científicos. Deve-se evitar ao máximo congressos, seminários, reuniões, relatórios técnicos ou afins. Este tipo de citação será aceito desde que estejam disponíveis “online” e não ultrapassem a 5% do total de referências citadas.

O número de referências deve estar entre oito (8) e trinta (30). 20% das referências devem ser dos últimos 5 anos e 80% dos últimos 10 anos, aproximadamente.

Para periódicos:
Nome do autor abreviado (primeiro o sobrenome), ano de publicação, título do trabalho, nome do periódico, volume, número, páginas inicial e final. Ex.:

  • Ribeiro, RL; Silva, AP. 2018. Variação sazonal e espacial de Poecillia reticulata Peters, 1859 em córregos de primeira ordem no Município de Belo Horizonte, Minas Gerais. Revista Acta Biologica. 1 (1): 10-20. DOI: 10.15406/sedisponível.2017.04.00128.

Para capítulo de livro:
Nome do autor abreviado (primeiro o sobrenome), título do capítulo. In: Nome do Editor ou Organizador do livro (primeiro o sobrenome), seguido da abreviatura de editor (ed.); título do livro. Cidade da Editora: Nome da Editora, ano de edição, páginas do capítulo.

Pelli, A; Pedreira, MM; Machado ARM. Macroinvertebrados bentônicos e parâmetros físico-químicos da água e sedimento como indicadores de saúde de veredas no Triângulo Mineiro, Minas Gerais. In: Hayashi, C. ed. Tópicos de atualização em ciências aquáticas. Uberaba: UFTM. 2014, 288 p.

Para livros:
Nome do autor do livro (primeiro o sobrenome), título do livro. Cidade da Editora: Nome da Editora, ano de edição, ano de publicação.

TUNDISI, JG; MATSUMURA-TUNDISI, T. Limnologia. São Paulo: Oficina de Textos, 2008.

Para Legislação:
BRASIL. Lei n. 4.771, de 15 de setembro de 1965. Instituiu o Código Florestal Brasileiro. Brasília, DF, 1965. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L4771.htm Acesso em: 06 mai 2019.

A avaliação dos artigos será realizada conforme sistema de avaliação cega por pares. Nesse sistema, cada contribuição é examinada por pelo menos dois colaboradores com notório conhecimento na área. A responsabilidade pelo conteúdo das contribuições é única e exclusiva do(s) autor(es). Se for necessário, o(s) autor(es) devem tomar as providências necessárias para eventuais permissões para a reprodução de conteúdos. Também é de exclusiva responsabilidade dos autores a aprovação nos respectivos comitês de ética, bem como eventuais licenças de órgãos nas diferentes esferas.

A seção Agradecimentos pode ser incluída antes das Referências Bibliográficas. A seção Referências Bibliográficas deve conter, por ordem de citação, os sobrenomes dos autores, as referências feitas ao longo do artigo. Deverão ser utilizados preferencialmente artigos de revistas científicas indexadas e livros. Devem ser evitados ao máximo outros tipos de fontes como congresso, anais de congresso, apresentação oral, comunicação oral, dissertações, teses ou relatórios técnicos.

As submissões deverão estar de acordo com as normas, ou serão devolvidas aos autores. A contribuição deve ser original e inédita, e não pode ser submetida à outra revista. Os arquivos submetidos deverão estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF e devem ser inferior a 3MB.

As URLs informadas devem estar ativas. Todas as informações pessoais dos artigos para submissão devem ser omitidas e retiradas, assegurando assim a avaliação cega pelos pares. Permanece sigilosa tanto a identidade dos autores quanto dos revisores (pesquisadores com reconhecida competência na área em pauta).

Após aceitação do artigo, a Equipe Editorial se reserva o direito de promover as adequações necessárias para publicação.

Os trabalhos serão avaliados pelos consultores Ad hoc, seguindo os seguintes critérios:

O tema é relevante?

O manuscrito traz informações científicas relevantes e contribuem para o conhecimento na área?

O artigo está completo, ou seja, tem início meio e fim?

O título retrata o conteúdo do artigo?

O resumo possui uma síntese concisa do trabalho, contendo a justificativa e os principais resultados da pesquisa?

As palavras-chave apresentadas são apropriadas, adequadas e usuais?

A introdução é bem estruturada? Contém a descrição e histórico do problema a ser investigado? A fundamentação para as variáveis que serão estudadas? A definição de termos específicos e o objetivo da pesquisa?

O número e a natureza de citações são apropriados? As citações estão atualizadas?

Os métodos são apropriados ao objetivo proposto? Os métodos contemplam a descrição dos materiais e métodos utilizados para o desenvolvimento da pesquisa? Indicam as técnicas e processos de investigação? Está claro o procedimento de coleta dos dados para permitir que o experimento seja replicável?

Os resultados são descritos de forma coerente?

As bibliografias utilizadas na discussão são necessárias e pertinentes?

A análise estatística, caso exista, sustenta a discussão?

Todas as figuras e tabelas são necessárias para a compreensão do trabalho? Os dados apresentados nas figuras e tabelas são condizentes com os resultados? Apresentam legenda suficientemente explicativa e as informações contidas não são repetidas no texto? São apresentados os dados a serem usados como suporte à discussão e conclusões? As figuras e tabelas apresentam boa qualidade gráfica?

O autor relaciona os seus resultados com os obtidos por outros autores?

As conclusões e recomendações são válidas e se sustentam nos resultados apresentados? São sustentadas por evidências e estão relacionadas com os objetivos iniciais?

Faça comentários para nortear o autor e o editor, sobre sua decisão, sem identificar-se.

Avaliador, baixe o modelo de avaliação de manuscrito aqui.

Revista Acta Biologica Brasiliensia


E-mail: 
 actabiologica@crbio04.gov.br
E-mail alternativo:  ractabiologica@gmail.com
Tel: +55 (34) 3700-6424

Departamento de Patologia, Genética e Evolução
Instituto de Ciências Biológicas e Naturais
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Av. Frei Paulino, 30 | Uberaba-MG
CEP 38025-180 | Brasil

Diretoria do Conselho Regional de Biologia 4ª Região


Presidente:
Carlos Frederico Loiola
Vice-Presidente: Tudy M. Valadares Calaça Câmara
Conselheira Secretária: Juliana Ordones Rego
Conselheiro Tesoureiro: Bruce Amir Dacier Lobato de Almeida

Acta Biologica Brasiliensia


Editores-chefes

Afonso Pelli
Anderson Assunção Andrade
Evanguedes Kalapothakis
Fagner de Souza
Job Antonio Garcia Ribeiro
Letícia da Conceição Braga
Raphael Ferreira Almeida
Thiago Mendonça
Thiago Metzker

Editores Associados

Christiane Contigli
João de Magalhães Lopes

Conselho de avaliadores

[não informado]

web counter free
Rolar para cima