Símbolos do biólogo

Símbolo do biólogo

O símbolo traduz conceitos que envolvem o cotidiano do biólogo e também a importância da vida para essas profissionais. Na simbologia das formas, o círculo representa a união e perfeição, daquilo que começa e acaba em si mesmo. A estrutura do DNA traz à tona um elemento sempre presente no cotidiano do profissional da área de biologia. A base de sua estrutura forma um espermatozóide, que fecundando o óvulo (círculo azul) dá origem a uma nova vida, com toda sua complexidade – a essência da profissão do biólogo. Fator de grande importância para qualquer ser vivo, sendo a base dos estudos biológicos, a natureza é representada pelas folhas da base do círculo. A espiral, que se encontra dentro das folhas, é o símbolo da evolução e do progresso.

Conforme a Resolução CFBio 187/2009, o uso do símbolo do Biólogo em peças de divulgação é condicionado à autorização prévia do Conselho Federal de Biologia.

Juramento do biólogo

“Juro pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do Biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento Científico, Tecnológico e Humanístico com justiça e paz”.

Instituído pela Resolução 03/1997 do CFBio

Cor

AZUL – sem uma tonalidade específica.

Tipo de pedra

ÁGUA MARINHA – Qualquer uma das suas várias tonalidades.

Hino Nacional do Sistema CFBio/CRBios

Vídeo do Hino Nacional feito pelo Sistema CFBio/CRBios com imagens da biodiversidade brasileira e de biólogos em atuação. Também disponível no canal do CRBio-04 no YouTube.
 
Scroll to Top