Origens da profissão e do Sistema CFBio/CRBios
O estudo acadêmico da Biologia no Brasil teve origem em 1934, com a criação do curso de Ciências Naturais da USP. Foi também em São Paulo, na década de 1970, que foi fundada a primeira organização de biólogos do país, a Associação Paulista de Biólogos (APAB). A APAB e outras entidades surgidas no mesmo período tinham como objetivo precípuo o reconhecimento da profissão no Brasil, o que veio a ocorrer em 03 de setembro de 1979, com a sanção da Lei Federal nº 6.684.
A normativa regulamentava as profissões de biólogo e biomédico e criava o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Biologia e Biomedicina (CFBB/CRBB). Foi somente três anos mais tarde, com a sanção da Lei Federal nº 7.017/1982, que houve o desmembramento dos dois conselhos.
Em 1983, o então ministro do Trabalho indicou o biólogo Paulo Nogueira Neto como primeiro presidente do Conselho Federal de Biologia, cargo que exerceu por dois anos. Para efetivamente fazer funcionar o Conselho, contudo, havia a necessidade de cadastramento e registro dos profissionais em todo o país.
Em Minas Gerais, esse trabalho ficou a cargo do prof. Humberto Coelho de Carvalho, geneticista da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que contou com o apoio de outros biólogos, especialmente de José Corrêa Machado Neto, José Humberto Vieira de Araújo (Betão) e Tales Heliodoro Viana. A iniciativa também teve o suporte fundamental da Associação dos Biólogos de Minas Gerais (ABBIO/MG), entidade criada em outubro de 1980.
O CRBio-04
Em 06 de novembro de 1986 o Conselho Federal publicou a Resolução nº 06, que criava cinco Conselhos Regionais de Biologia. O CRBio-04, originalmente, possuía jurisdição nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Goiás, Minas Gerais, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e no Distrito Federal.
O primeiro plenário do CRBio-04 tomou posse em 09 de julho de 1987, constituído por biólogos representantes dos estados de Rondônia, Amazonas, Minas Gerais, Goiás e do Distrito Federal. O cargo de primeiro presidente coube ao biólogo José Corrêa Machado Neto. Esse Plenário reuniu-se, até o ano de 1989, em espaço cedido pela Universidade de Brasília (UnB), a primeira sede do CRBio-04.
Em agosto de 1989 foi indicada e empossada a nova Diretoria Executiva, tendo como presidente o biólogo Tales Heliodoro Viana, que aceitou o cargo sob a condição de transferência da sede de Brasília para Belo Horizonte. A oficialização da mudança ocorreu em novembro daquele ano e o CRBio-04 passou a funcionar à Av. Nossa Senhora do Carmo, 221 – sala 306, em espaço cedido pela ABBIO/MG. Em julho de 1992, a sede do CRBio-04 foi transferida para a sala 312 do mesmo prédio.
Ao fim do mandato do presidente Tales, em 1995, foi aberto o processo eleitoral para a escolha da gestão que se seguiria. A ausência de inscrição de chapas, porém, forçou o CFBio a indicar, em agosto daquele ano, uma Comissão Transitória para gerir o Conselho temporariamente. À frente desta comissão estava o professor Humberto Coelho de Carvalho. Convocadas novas eleições, ainda em 1995 foi empossado o novo Plenário do CRBio-04, tendo a bióloga Maria do Carmo Brandão Teixeira como presidente.
Uma das primeiras medidas da nova gestão foi a mudança do Conselho para uma sede própria, à Rua Bernardo Guimarães, 20. Essa gestão ainda ficou marcada pela implantação das comissões e grupos de trabalho – Comissão de Orientação e Fiscalização do Exercício Profissional (COFEP), Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CFAP), Comissão de Tomada de Contas (CTC), Comissão de Divulgação e Marketing (CDM), Comissão Permanente de Legislação e Normas (CLN), Comissão Permanente de Licitação (CPL) e Comissão Temporária de Controle de Bens Patrimoniais – e pela realização, em outubro de 2002, do 4º Encontro Nacional de Biólogos / 2º Encontro de Biólogos do CRBio-04 / 1º Encontro de Biologia de Ouro Preto. O evento mobilizou 1.300 pessoas, entre biólogos, pesquisadores e estudantes de todo o país, em torno do tema “Biologia: desafios do novo milênio”.
Novo Conselho
Em 25 de maio de 2003 a 173ª Sessão Plenária do Conselho Federal de Biologia aprovou o desmembramento do CRBio-04 e a criação do CRBio-06, com jurisdição nos estados da região Norte (com exceção do Tocantins). Dois anos mais tarde, em 18 de fevereiro de 2005, foi publicada a Resolução nº50/2005, que efetivou a criação do novo regional.
A primeira gestão do CRBio-06 tomou posse em 12 de janeiro de 2006. Com isso, a jurisdição do CRBio-04 foi reconfigurada, prevalecendo o novo desenho até os dias atuais: Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Distrito Federal.
Em novembro de 2003 o então vice-presidente do Conselho, Sávio José Martins Oliveira, foi eleito e empossado como novo presidente, cargo que ocupou por dois anos. Após esse período, a presidência foi assumida pelo biólogo Gladstone Corrêa de Araújo (vale ressaltar que, até a mudança do Regimento Interno do Conselho, em 2019, o mandato do Plenário era de quatro anos, enquanto a escolha da Diretoria ocorria a cada dois).
À frente do Conselho entre 2005 e 2015, a gestão do presidente Gladstone também deixou marcas importantes: implantação das Delegacias Regionais de Goiás e do Tocantins, criação da Assessoria de Comunicação, realização do evento “Biologia na Rua”, inauguração da nova (e atual) sede do CRBio-04 – na avenida Amazonas, 298 – 15º andar – e implementação da ART Eletrônica, entre outras ações.
Em novembro de 2015 foi empossado novo Plenário. O biólogo Tales Heliodoro Viana, que já havia sido presidente no período 1989-1995, assumiu o posto pela segunda vez. Durante sua gestão, concluída em 2019, o CRBio-04 inaugurou a Delegia do Distrito Federal (em sede própria), promoveu nas quatro capitais da jurisdição o evento “Biologia 40 anos” e conquistou grandes avanços institucionais no campo da atuação profissional, com a publicação de Portarias que ratificaram e detalharam a competência dos biólogos para atuarem em áreas de grande sombreamento com outras profissões – como outorga de águas, PRAD e PTRF – garantindo maior respaldo legal aos biólogos para o exercício dessas atividades.
Atual gestão
O atual Plenário do CRBio-04 foi empossado em 06 de novembro de 2019. A Diretoria Executiva é formada pelos biólogos Carlos Frederico Loiola (presidente), Tudy Câmara (vice-presidente), Juliana Ordones (diretora secretária) e Bruce Amir (diretor tesoureiro).
Entre as conquistas e avanços que marcaram o primeiro ano dessa gestão é possível destacar: criação da Assessoria de Gestão; criação das Delegacias do Sul de Minas, Norte de Minas e Triângulo Mineiro; implantação do novo sistema de autoatendimento CRBio-04 On-line – que permite, entre outras funcionalidades, o pagamento de taxas via cartão de débito e crédito; e desenvolvimento do novo site institucional.
Criado com o compromisso de zelar pelo prestígio e bom conceito do profissional de Biologia e pela garantia da excelência dos serviços prestados à sociedade, o CRBio-04 segue trabalhando, visando sempre ao crescimento e legitimidade da profissão.
Linha do tempo
03 de setembro de 2020
Criação das Delegacias Regionais do Norte de Minas e do Sul de Minas.
Novembro de 2019
Posse da atual gestão, presidida pelo biólogo Carlos Frederico Loiola.
06 de dezembro de 2018
Inauguração da Delegacia Regional do Distrito Federal.
06 de novembro de 2015
Posse do presidente Tales Heliodoro Viana.
20 de setembro de 2014
Inagurada a Delegacia Regional do Tocantins.
16 de março de 2012
Inauguração da Delegacia Regional de Goiás.
07 de novembro de 2008
Inaugurada a nova (e atual) sede do CRBio-04, situada à Av. Amazonas, 298 – 15º andar | Belo Horizonte.
novembro de 2005
Posse do presidente Gladstone Corrêa de Araújo.
18 de fevereiro de 2005
Criação do CRBio-06, a partir do desmembramento da jurisdição do CRBio-04.
novembro de 2003
Posse do presidente Sávio José Martins Oliveira.
novembro/dezembro de 1995
Posse da presidente Maria do Carmo Brandão Teixeira e transferência do CRBio-04 para sua primeira sede própria.
agosto de 1995
Posse da Comissão Transitória indicada pelo CFBio, coordenada pelo biólogo Humberto Coelho de Carvalho.
agosto de 1989
Posse do presidente Tales Heliodoro Viana e transferência da sede do Conselho de Brasília para Belo Horizonte.
09 de julho de 1987
Posse do primeiro Plenário do CRBio-04, com presidência de José Corrêa Machado Neto.
06 de novembro de 1986
Publicada a Resolução CFBio nº 06, que criou o CRBio-04.
1983-1985
Primeiros registros de biólogos no estado de Minas Gerais, a partir de iniciativa coordenada pelos profissionais Humberto Coelho de Carvalho, José Corrêa Machado Neto, José Humberto Vieira de Araújo e Tales Heliodoro Viana.
03 de setembro de 1979
Sanção da Lei Federal nº 6.684/79, que regulamentou a profissão de biólogo no Brasil.
1934
Criação do curso de Ciências Naturais da USP.