
O CRBio-04 acredita que a legislação ambiental – assim como todas as outras que regem nosso ordenamento jurídico – não são imutáveis e devem estar em constante aperfeiçoamento. Essas mudanças, contudo, devem se desdobrar de amplas discussões que envolvam múltiplos atores: governo, sociedade civil, pesquisadores, iniciativa privada e organizações não governamentais. Ao contrário do que afirma o ministro, políticas tão sensíveis ao país não podem estar à simples mercê de “parecer, caneta”.
O descompromisso, evidenciado por Salles em sua fala, com a agenda ambiental e com a crise sanitária que enfrentamos, ao falar em aproveitar o “momento de tranquilidade” para “ir passando a boiada”, mostra, além de tudo, uma falta de compreensão de como as temáticas se correlacionam e não podem ser encaradas de maneira isolada.
Meio ambiente, saúde, desenvolvimento econômico e social, são todas áreas intimamente relacionadas. E nós, biólogos, por nossa formação abrangente e multidisciplinar, sabemos bem quando afirmamos isso. Uma política governamental que tenha como foco fortalecer uma dessas agendas em detrimento das demais só exacerbará o delicado e incerto momento em que vivemos e colocará mais dúvidas sobre o nosso amanhã.


