Foi lançado nesta semana o 1º Guia fotográfico de Dípteros de Interesse Forense do Tocantins, projeto que contou com o apoio do Programa de Apoio a Publicações e Eventos – PAPE do Conselho. O trabalho foi elaborado pela estudante de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Nicole Kavalerski, e também contou com apoio da Associação Tocantinense dos Biólogos (ATOBio).
O guia apresenta características de moscas que foram encontradas em cadáveres no Tocantins, uma vez que algumas espécies usam o corpo em estado de decomposição para pôr seus ovos. Nicole destaca que o intuito é auxiliar e facilitar na identificação de dípteros, principalmente com imagens fotográficas dos próprios animais, além de um compilado de informações, de todas as famílias, gêneros e espécies encontradas no Tocantins.
Tiago Scapini, biólogo e coautor do estudo, reiterou a importância do mesmo: “a correta identificação desses animais é o primeiro passo que os peritos dão quando precisam calcular a estimativa de intervalo pós morte, que é o tempo decorrido da morte até o momento em que o corpo foi encontrado. O guia traz características e fotos desses animais, o que vai permitir que a identificação seja feita de maneira mais rápida por parte do perito”.
Participaram ainda como coautores do estudo, Rodrigo Krüger, Rosildo Mendes, Tainá de Abreu, Ediana Vasconcelos, Adriane Valadares (conselheira do CRBio-04) e Leny Rodrigues.
Interessados podem acessar o guia gratuitamente em http://hdl.handle.net/11612/5281.