Conselho Regional de Biologia 4ª Região
MG | GO | TO | DF

Menu

Livro faz análise ecológica dos ambientes aquáticos em MG

O Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG lançou, na última semana, a publicação Ambientes Aquáticos em Minas Gerais – Qualidade Ecológica. O livro está organizado em quatro capítulos, que traduzem as temáticas desenvolvidas no projeto de pesquisa “Utilização de Índice de Integridade Ecológica para Classificar a Qualidade de Ambientes Aquáticos de Minas Gerais” (Projeto Peticajuru). A obra foi realizada em parceria com a Cemig GT, ANEEL e FAPEMIG.


– Capítulo 1:
As Águas de Minas Gerais – discorre sobre a tipificação dos ambientes aquáticos no território mineiro e a heterogeneidade das águas em termos de fatores abióticos, especialmente geologia, altitude e relevo.

– Capítulo 2: Caminhos para Avaliação da Qualidade Ecológica – versa sobre o escopo e a trajetória metodológica do projeto.
– Capítulo 3: Ações Humanas sobre as Águas – trata das pressões antrópicas que promovem distúrbios nos habitat aquáticos.
– Capítulo 4: Qualidade Ecológica dos Ambientes Aquáticos – analisa os resultados da avaliação da qualidade ecológica dos ambientes aquáticos das áreas de estudo.
– Considerações Finais – apresenta os avanços obtidos com a execução do projeto e as perspectivas de aplicação.
Buscou-se, com a obra, trilhar novos caminhos para o aprimoramento do gerenciamento de recursos hídricos em Minas Gerais em uma perspectiva integrada de uso, sem prejuízo da economia e minimização da degradação ambiental.
O projeto foi desenvolvido com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), da Companhia Energética de Minas Gerais – Geração e Transmissão (Cemig GT) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
A obra é fruto do trabalho de uma equipe multidisciplinar composta por biólogos, geógrafos, geólogos, químicos e engenheiros ambientais. A coordenação foi da bióloga e conselheira do CRBio-04 Helena Lúcia Menezes Ferreira.
A  publicação Ambientes Aquáticos em Minas Gerais – Qualidade Ecológica está disponível para download neste link: https://crbio04.gov.br/wp-content/uploads/2021/04/Livro_Ambientes.AquaticosMG_QualidadeEcologica.pdf
Rolar para cima