Obra traz análise ecológica dos ambientes aquáticos em MG

Está disponível para download gratuito no site do CRBio-04 a obra Ambientes Aquáticos em Minas Gerais – Qualidade Ecológica.

A obra, lançada em 2017, está organizada em quatro capítulos, que traduzem as temáticas desenvolvidas no projeto de pesquisa “Utilização de Índice de Integridade Ecológica para Classificar a Qualidade de Ambientes Aquáticos de Minas Gerais” (Projeto Peticajuru).

– Capítulo 1: As Águas de Minas Gerais – discorre sobre a tipificação dos ambientes aquáticos no território mineiro e a heterogeneidade das águas em termos de fatores abióticos, especialmente geologia, altitude e relevo.

– Capítulo 2: Caminhos para Avaliação da Qualidade Ecológica – versa sobre o escopo e a trajetória metodológica do projeto.

– Capítulo 3: Ações Humanas sobre as Águas – trata das pressões antrópicas que promovem distúrbios nos habitat aquáticos.

– Capítulo 4: Qualidade Ecológica dos Ambientes Aquáticos – analisa os resultados da avaliação da qualidade ecológica dos ambientes aquáticos das áreas de estudo.

– Considerações Finais – apresenta os avanços obtidos com a execução do projeto e as perspectivas de aplicação.

Buscou-se, com a publicação, trilhar novos caminhos para o aprimoramento do gerenciamento de recursos hídricos em Minas Gerais em uma perspectiva integrada de uso, sem prejuízo da economia e minimização da degradação ambiental.

O projeto foi desenvolvido com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), da Companhia Energética de Minas Gerais – Geração e Transmissão (Cemig GT) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

A obra é fruto do trabalho de uma equipe multidisciplinar composta por biólogos, geógrafos, geólogos, químicos e engenheiros ambientais. A coordenação foi da bióloga e conselheira do CFBio Helena Lúcia Menezes Ferreira.

A publicação Ambientes Aquáticos em Minas Gerais – Qualidade Ecológica está disponível para download aqui.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Rolar para cima