Conselho Regional de Biologia 4ª Região
MG | GO | TO | DF

Menu

Palestra aborda impactos das queimadas ilegais em Almas – TO

No dia 20 de setembro de 2025, foi realizada no Colégio Agropecuário de Almas – TO a palestra “Queimadas ilegais e danos ao meio ambiente”, ministrada pela bióloga Juliana Calmon, representante do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Palma (CBH Palma) e integrante do CRBio-04.

A apresentação tratou do uso do fogo e das formas de manejo capazes de evitar incêndios florestais, principais causadores de danos ambientais quando resultantes de queimadas ilegais. Também foram apresentadas iniciativas do Estado voltadas ao manejo do fogo em comunidades tradicionais e unidades de conservação, destacando a importância da atuação de profissionais da área no planejamento dessas ações e na emissão de autorizações ambientais para queimadas controladas.

Com uma abordagem educativa e reflexiva, a palestra buscou promover a conscientização sobre a relevância histórica do fogo para a humanidade e a responsabilidade no seu uso consciente e sustentável.

Rolar para cima