Belo Horizonte sediou, entre os dias 21 e 23 de novembro, a II Conferência Brasileira de Restauração Ecológica e o X Simpósio Brasileiro sobre Tecnologia de Sementes Florestais. O evento foi realizado no Hotel Ouro Minas e contou com apoio institucional do CRBio-04.
Em uma série de palestras, plenárias e mesas redondas os 529 participantes, de 22 estados mais Distrito Federal, discutiram e traçaram perspectivas das ações futuras no campo da restauração ecológica no país. O presidente da Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica, José Marcelo Domingues Torezan, realizou o fechamento do evento com uma síntese das conclusões.

“A discussão sobre restauração ainda é muito institucional, ainda não está no dia a dia dos produtores rurais, que a enxergam, em sua maioria, apenas como uma obrigação legal”. Para Torezan, o caminho para reversão deste cenário é a mudança de postura: “menos convencimento, mais inclusão”.
O presidente da SOBRE também fez questão de ressaltar diferentes pesos das ações de restauração. “A boa restauração é aquela feita para mitigar um dano causado involuntariamente. No Brasil, temos visto com uma frequência indesejável a restauração como Cavalo de Troia, sua possibilidade como justificativa para o dano”.
Força dos biólogos
O presidente da Comissão Organizadora do evento, Ingo Isernhagen, também aproveitou a plenária de encerramento para ressaltar a importância da publicação da Resolução CFBio 480/2018, que dispõe sobre a atuação do biólogo em Inventário, Manejo e Conservação da Vegetação e da Flora. O texto reforça a capacidade técnica dos profissionais de Ciências Biólogicas em executar atividades essenciais para as ações de restauração, como Projetos Técnicos de Recuperação da Flora – PTRF e Planos de Recuperação de Área Degradada – PRAD.
“Agradecemos a iniciativa do Sistema CFBio/CRBios que possibilita que os biólogos possam atuar ao lado dos engenheiros e de outros profissionais. Não se trata de tomar o lugar de ninguém, mas de somar e complementar esforços”, pontuou.
O CRBio-04 marcou presença no evento com um estande, onde estudantes e profissionais puderam tirar dúvidas, receber informações – especialmente sobre a Resolução 480 – e obter materiais informativos e de consulta sobre atuação profissional e ART.
{youtube}0wBB4OSTpgk{/youtube}


