Dúvidas da live

No dia 16/06 o CRBio-04 promoveu a primeira edição da live “Formei, e agora?”. Muitas dúvidas surgiram no chat sobre procedimentos e obrigatoriedade de registro. Abaixo estão compiladas os principais questionamentos e as devidas respostas. 

Sim. A carreira de biólogo é uma das profissões regulamentadas no Brasil que exigem registro no conselho de classe (como médicos, advogados, engenheiros, administradores, entre outras). Por isso, para atuar legalmente, o diploma de graduação não é suficiente; por lei, o registro no Conselho Regional de Biologia é obrigatório. Assim como o graduado em Direito sem OAB não é chamado de advogado, mas de bacharel em Direito, o graduado em Ciências Biológicas sem registro não é biólogo, mas bacharel ou licenciado em Ciências Biológicas.

Não. O exercício profissional da Biologia sem registro é uma contravenção penal. A Lei Federal nº 6.684/79, que regulamenta a profissão de biólogo, estabelece que o exercício profissional somente será permitido se você portar a Carteira e a Cédula de Identidade Profissional de biólogo(a), expedida pelo Conselho Regional de Biologia.

Não. Tanto os graduados na modalidade bacharelado quanto na modalidade licenciatura podem e devem se registrar. E não há qualquer distinção entre eles.

Sim. O Sistema CFBio/CRBios entende que a atividade de pesquisa, inerente aos profissionais cursando Mestrado ou Doutorado, configura exercício profissional. Portanto, devem se registrar. Vale ressaltar que mestrandos e doutorando têm direito a 80% de desconto no valor da anuidade.

Para graduados em Ciências Biológicas que exercem exclusivamente a docência (seja no ensino básico, médio ou superior) o registro é facultativo, por determinação do Decreto nº 9.235/2017.

Sim. O recém-formado que solicitar seu registro em um prazo de até 12 meses da colação de grau tem isenção da primeira anuidade. Será devido somente o pagamento de taxa de inscrição e de confecção de documentos.

Aqui neste link tem um passo a passo bem detalhado de quais documentos e quais os procedimentos para solicitar o registro profissional no CRBio.

Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato pelo e-mail crbio04@crbio04.gov.br.

Rolar para cima