
Por Vinícius Bozzi
O CRBio-04 participou, nesta semana, do 37º Congresso Mineiro de Municípios, evento anual promovido pela Associação Mineira de Municípios que reúne prefeitos, vereadores, secretários e gestores municipais de diversas áreas. O Congresso, com o tema “Governança e Desenvolvimento em Foco nas Gestões Municipais”, foi realizado ontem (01/06) e hoje (02/06) no Expominas, em Belo Horizonte.

Para o evento, também foi elaborada e distribuída aos participantes uma cartilha, “Profissional biólogo – aspectos técnicos e legais de atuação”. Além de apresentar a profissão e as áreas de atuação previstas na Resolução CFBio 227/2010, o material também contém excertos de editais de diversos entes públicos que possuem a carreira de biólogo em seus quadros funcionais e uma minuta de Projeto de Lei que visa facilitar a apresentação de propostas legislativas de criação da carreira em municípios que ainda não contam com essa previsão.
Em visita ao estande do CRBio-04, os vereadores Marcos Fernandes e Renato Santos, da cidade de Nova Porteirinha, no Norte de Minas, relataram que o plano de cargos e salários do município ainda não prevê o cargo de biólogo, mas que já avaliam a apresentação de um projeto de lei com esse fim. Já o prefeito Adimilson de Almeida, do município de Rio do Prado, no Vale do Jequitinhonha, interessou-se especialmente pela possibilidade de enquadrar a cidade nos requisitos do ICMS Ecológico. “Contamos, hoje, com uma técnica ambiental que nos auxilia em algumas demandas, mas com certeza o apoio de um biólogo seria bem mais efetivo para nossas iniciativas”, pontuou.

A participação do CRBio-04 no Congresso Mineiro de Municípios se enquadra nas ações do eixo de Fortalecimento Legislativo do Plano de Ação da atual gestão do Conselho. Por meio de articulações institucionais, o intuito é ampliar o espaço de atuação de biólogos na administração pública, seja ela federal, estadual ou municipal.


