Conselho Regional de Biologia 4ª Região
MG | GO | TO | DF

Menu

Café institucional com coordenadores de curso

Durante o mês de agosto de 2025, a Delegacia de Goiânia do Conselho Regional de Biologia da 4ª Região (CRBio-04) promoveu uma série de Cafés Institucionais com o objetivo de aproximar o Conselho de instituições de ensino, apresentar suas atribuições e dialogar sobre parcerias futuras.

As atividades foram realizadas com o Instituto Federal de Goiás (IFG – Ceres), a Universidade Federal de Goiás (UFG – curso de Ecologia e Análise Ambiental) e a UFG – curso de Biotecnologia, reunindo coordenadores de curso e representantes da Delegacia.

IFG – Ceres

No encontro com o curso técnico em Biotecnologia, o coordenador professor Paulo Henrique Matayoshi Calixto recebeu as representantes do CRBio-04, Sara Romana Dias Dionizio (delegada) e Sabrina Oliveira Sabin Silva (assessora).

Foram apresentadas as atribuições do Conselho e programas estratégicos como o PAPE, o Prêmio Mérito Acadêmico e o projeto “Espaço do Recém-Formado”. O professor demonstrou interesse nas iniciativas e convidou o CRBio-04 a integrar o Circuito Beija-Flor, evento institucional que terá nova edição em 2026.

UFG – Curso de Ecologia e Análise Ambiental

Representado pela subdelegada Thaís Guimarães de Castro e pela assessora Sabrina Oliveira Sabin Silva, o CRBio-04 dialogou com o professor Rodrigo Damasco Daud, coordenador do curso.

O debate incluiu a regulamentação de áreas correlatas à Biologia, como a Ecologia, e a importância de fortalecer a identidade profissional dos estudantes. O professor destacou os desafios enfrentados pelo curso, como a evasão, e convidou o Conselho a participar de atividades quinzenais da graduação.

UFG – Curso de Biotecnologia

Com a presença das coordenadoras Liliana Borges de Menezes Leite e Viviane Zeringóta Rodrigues Cotta, e das representantes do CRBio-04, o encontro discutiu as atribuições do Conselho, projetos institucionais como o Congresso Bienal dos Profissionais e o Biologia na Estrada, além da importância do uso adequado da terminologia profissional.

A instituição demonstrou interesse em acompanhar o vínculo dos egressos com os conselhos profissionais e reforçou a necessidade de maior respaldo legal para a Biotecnologia

Os encontros promovidos pela Delegacia de Goiânia do CRBio-04 reforçam o compromisso da instituição em aproximar o Conselho das universidades e institutos de ensino, fortalecendo a valorização da Biologia e áreas correlatas, e ampliando o diálogo sobre formação e inserção profissional.

Rolar para cima