Biólogo do CRBio-04 participa de seminário internacional de Ecoturismo

Foi realizada no município de Bonito (MS), no fim de maio, a segunda edição do Seminário Internacional Inspira Ecoturismo. O evento reuniu especialistas do Brasil e exterior para debater o presente e o futuro do turismo de natureza, de aventura e sustentável.

O ecoturismo movimenta cerca de US$ 180 bilhões por ano, e a estimativa é que esse número dobre até 2028. Porém, no Brasil, apesar do imenso potencial, a participação do ecoturismo ainda é tímida.

O biólogo Henrique Abreu, que representa o CRBio-04 no Conselho Municipal de Turismo de Palmas (TO), foi um dos palestrantes do seminário, abordando o tema: “O ecoturismo é apenas uma paixão pela natureza ou pode ser considerado um negócio sustentável?”. Vale ressaltar que o ecoturismo é uma das 88 áreas de atuação dos biólogos reconhecida pela Resolução CFBio 227/2010.

“É importante refletir sobre como o ecoturismo pode ser uma oportunidade de negócio sustentável para as comunidades locais, gerando empregos, estimulando a economia local e contribuindo para a conservação do meio ambiente. Além disso, o ecoturismo pode ser uma forma de promover a educação e sensibilização ambiental, incentivando a adoção de práticas mais sustentáveis por parte dos turistas e das comunidades anfitriãs. Por outro lado, é fundamental considerar os desafios e cuidados necessários para garantir que o ecoturismo seja genuinamente sustentável e não apenas uma exploração comercial da natureza. É preciso assegurar que as atividades de ecoturismo sejam desenvolvidas de forma responsável, com respeito aos limites ecológicos, culturais e sociais das áreas visitadas, e que haja benefícios justos e equitativos para as comunidades locais”, pontuou Henrique durante sua apresentação.

Para saber mais sobre o Inspira Ecoturismo:

 

Rolar para cima