Conselho Regional de Biologia 4ª Região
MG | GO | TO | DF

Menu

Mosca causando tuberculose? FAKE NEWS!

Um áudio que circulou pelo WhatsApp nos últimos dias alarmou a população, especialmente de Belo Horizonte, sobre supostos casos de tuberculose transmitida por moscas domésticas.

Diversas fontes oficiais já se manifestaram sobre o tema: trata-se de informação falsa. Tanto a Prefeitura de Belo Horizonte quanto a de Poços de Caldas, citadas no áudio, emitiram notas por meio de suas Secretarias de Saúde afirmando que são improcedentes as informações divulgadas.

A PBH, inclusive, salientou que o autor do áudio, que se identifica como biólogo da Vigilância Sanitária de Belo Horizonte, não atua na rede SUS-BH. Da mesma forma, o CRBio-04 pontua que esse suposto profissional não possui registro de biólogo e expressa seu repúdio de que a credibilidade da profissão, reconhecida por seu rigor científico, seja explorada para espalhar desinformação.

A orientação em situações como essa é sempre buscar informações em canais oficiais e evitar repassar mensagens sem conhecer a fonte da informação.

Para saber mais sobre a tuberculose, suas formas de transmissão, prevenção e tratamento, acesse: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/t/tuberculose.

Rolar para cima