Nota de falecimento: biólogo Rodrigo Corrêa de Oliveira

Foi com grande pesar que o CRBio-04 recebeu, na noite desta sexta-feira, a notícia do falecimento do biólogo Rodrigo Corrêa de Oliveira. O profissional tinha 67 anos e deixa a esposa, Andréa, e duas filhas, Ana Carolina e Juliana.

Natural de Belo Horizonte, Rodrigo graduou-se em Ciências Biológicas pela UFMG em 1980, obtendo seu mestrado em Bioquímica e Imunologia já no ano seguinte, pela mesma instituição. Em 1985, concluiu seu doutorado em Imunologia pela Johns Hopkins University. Desde 1986 era servidor concursado do Instituto René Rachou – Fiocruz Minas, onde dedicou-se, em especial, aos estudos voltados à doença de Chagas, esquistossomose e leishmaniose. Além da trajetória de quase quatro décadas como pesquisador, ocupou os cargos de diretor (2009-2012), vice-presidente (2017-2023) e assessor especial da presidência na Fundação.

Com profícua e respeitada carreira, o biólogo era membro da Academia Brasileira de Ciências e da The World Academy of Sciences for the Advancement of Science in Developing Countries – TWAS; era professor visitante na Universidade Federal de Ouro Preto e na George Washington University School of Medicine and Health Sciences; ocupou a vice-presidência do Conselho do Programa Especial para Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais da OMS; foi membro do Conselho Curador da Fundação Amparo a Pesquisa de Minas Gerais/FAPEMIG e do Comitê de Assessoramento de Imunologia e Biotecnologia do CNPq. Em seu lattes estão listados 361 artigos, 8 capítulos de livros e 3 patentes.

Entre os diversos prêmios e reconhecimentos recebidos ao longo de sua carreira, Rodrigo Corrêa foi homenageado pelo CRBio-04 em 2012 com o Prêmio Mérito em Biologia. A profissão e a ciência perdem, hoje, um de seus grandes expoentes. A Diretoria do Conselho expressa seus sentimentos aos familiares e amigos.

Rolar para cima