Nota de falecimento: Gustavo Bouchardet da Fonseca

Foi com grande pesar que o CRBio-04 recebeu, nesta quarta-feira, a notícia do falecimento do biólogo mineiro Gustavo Alberto Bouchardet da Fonseca.

Graduado em Ciências Biológicas pela UnB em 1977, Gustavo foi professor da Universidade Federal de Minas Gerais por 21 anos (1985-2006) e um dos fundadores do Programa de Pós-graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre da instituição.

Era uma referência global na área de conservação da biodiversidade e chegou ao cargo de vice-presidente executivo da Conservation International. Também exerceu cargos no braço brasileiro da CI, na Fundação Biodiversitas e no Global Environment Facility (GEF), fundo sediado no Banco Mundial, em Washington, voltado a financiamentos para 155 países.

Em 2001, o biólogo recebeu do governo da Holanda o prêmio Arca Dourada, uma das mais importantes condecorações mundiais destinada àqueles que se destacam na defesa do ecossistema terrestre. Gustavo também já havia sido homenageado com o prêmio Rodolpho von Iheringi, oferecido pela Sociedade Brasileira de Zoologia, em 1988, pela melhor tese de doutorado daquele ano. Pelo mesmo motivo, o estudo recebeu o prêmio Oliver Austin, concedido pela Universidade da Flórida.

Gustavo Fonseca tinha 65 anos e deixa como um de seus legados o comprometimento e a paixão com as quais se envolveu nas iniciativas de conservação durante toda sua carreira.


Crédito/foto: Ana Colla (retirada do Instagram @funbio_brasil)

Rolar para cima