Tomaram posse na última segunda-feira, 06.11, os novos conselheiros e a nova Diretoria eleitos para a gestão do CRBio-04 no quadriênio 2023-2027. O atual presidente do Conselho, biólogo Carlos Frederico Loiola (CRBio 008871/04-D), integrante da chapa eleita, Oxigenar para Fortalecer, foi reconduzido por seus pares a um novo mandato como presidente da instituição. Ao lado dele, comporão a nova Diretoria os biólogos:
Juliana Ordones Rego (CRBio 016036/04-D) – vice-presidente
Sylvia Therese Meyer Ribeiro (CRBio 004728/04-D) – conselheira tesoureira
Diego Guimarães Florêncio Pujoni (CRBio 104002/04-D) – conselheiro secretário
Vale, aqui, explicar como ocorre esse processo: a eleição no CRBio-04 se dá com a apresentação de candidaturas de chapas completas, compostas por 10 conselheiros efetivos e 10 conselheiros suplentes. No pleito deste ano, em que votaram todos os biólogos com registro ativo e regular no Conselho, a chapa Oxigenar para Fortalecer foi a única deferida pela Comissão Eleitoral para concorrer. Empossada a chapa – o que ocorreu na cerimônia de segunda-feira -, os dez conselheiros efetivos realizam uma eleição entre si para a escolha dos biólogos que ocuparão os cargos de presidente e vice. O novo presidente eleito, então, indica outros dois conselheiros efetivos para os cargos de tesoureiro e secretário.

Em seu discurso de posse, Loiola destacou viver esse momento com um misto de orgulho pelas metas cumpridas nos últimos quatro anos e de responsabilidade aumentada pela confiança renovada dos biólogos no trabalho da gestão. O presidente, contudo, destacou a certeza de não estar só nessa caminhada. “Contaremos com o apoio de todos e todas componentes desta chapa vencedora, que aceitaram dividir conosco a jornada para os próximos quatro anos. E saibam que contaremos, mais uma vez, com o apoio dos colaboradores e colaboradoras deste Conselho, guerreiros abnegados e dedicados”, pontuou.
Relembrando a última gestão, Loiola frisou como a pandemia de Covid-19 impactou todo o mundo e como isso não foi diferente nas rotinas do CRBio-04. Porém, também fez questão de destacar como a união e o comprometimento de conselheiros e colaboradores foi fundamental para superar aquele momento e para que o Conselho saísse com práticas de governança e gestão aperfeiçoadas.
Olhando para o futuro, o presidente adiantou alguns dos projetos que terão especial atenção na próxima gestão: inauguração de uma nova sede do CRBio-04, com um auditório ampliado, espaço para coworking e uma área para assistência jurídica e profissional; o projeto Biologia na Estrada, em que uma van personalizada do Conselho irá visitar Instituições de Ensino Superior, municípios polo e escolas; implantação de atendimento automatizado via WhatsApp; entre outros. “Queremos continuar nosso compromisso de compartilhar, informar e comunicar, de forma transparente, aos nossos registrados e à sociedade como um todo, todas as ações e compromissos dessa instituição, visando aumentar o reconhecimento da importância do Sistema e motivar o registro espontâneo, não por obrigatoriedade, expandindo o envolvimento de graduados e graduandos” completou.
Renovação e representatividade
Dos 20 conselheiros da chapa recém-empossada, Oxigenar para Fortalecer, 13 não compuseram a gestão anterior, um índice que aponta para a proposta de continuidade do trabalho realizado nos últimos quatro anos, mas com a preocupação constante da renovação e abertura de espaço para novos quadros dentro do Sistema. As mulheres representam 70% da chapa (14 integrantes) e há biólogos de todos os quatro estados da jurisdição do CRBio-04, outra preocupação permanente da gestão.
O biólogo Leandro Lima, consultor ambiental na região de Araxá (MG), é um dos que está assumindo um cargo no Conselho pela primeira vez. “Quero contribuir com as minhas vivências, especialmente na área ambiental, para buscar alternativas para os biólogos se sobressaírem no mercado. Precisamos de mais visibilidade e um processo de escuta dos profissionais é fundamental”, afirmou.
Outro profissional em situação semelhante é o biólogo Diego Pujoni. Apesar de ter participado em comissões temáticas na última gestão como convidado, essa será a primeira vez que ele se envolverá diretamente com a gestão do Conselho, já logo na função de conselheiro secretário. “É inegável que há uma maior carga de responsabilidade, mas o acolhimento que recebi no CRBio-04 desde o início foi tão grande que sempre me senti parte integrante da gestão”, explicou.
Já a conselheira Kátia Regina não é do grupo das novatas, mas passou do cargo de conselheira suplente na última gestão para efetiva no novo grupo. “Sempre busquei me dedicar muito às minhas atribuições no Conselho, e isso não muda. Participar como efetiva, agora, me permitirá ter ainda mais envolvimento com o dia a dia do Conselho e ter mais voz ativa para oferecer minha contribuição”, concluiu.
Presenças especiais
A mesa de honra da sessão solene de posse da nova gestão do Conselho foi composta, além do presidente Loiola, pela presidente do Conselho Federal de Biologia, Maria Eduarda Lacerda de Larrazábal; pela ex-presidente do CFBio e do CRBio-04, Maria do Carmo Brandão Teixeira; e pela presidente da Comissão Eleitoral do CRBio-04, Cristiane Freitas de Azevedo Barros. A leitura do termo de posse ficou à cargo do conselheiro decano da gestão que se encerrava, biólogo Afonso Pelli.

Também estiveram presentes as integrantes da diretoria do CFBio Helena Lúcia Menezes Ferreira (conselheira secretária) e Alcione Ribeiro de Azevedo (conselheira tesoureira), além dos presidentes e representantes de diversos regionais: André Camilli Dias, presidente do CRBio-01; Gustavo Pessoa de Rezende, presidente do CRBio-02; Inga Ludmila Veitenheimer Mendes, presidente do CRBio-03; Mario Luiz Farias Cavalcanti, conselheiro tesoureiro do CRBio-05; Vinicius Abilhoa, presidente do CRBio-07; e Felipe Paganelly Maciel da Silva, conselheiro tesoureiro do CRBio-08.
Os conselheiros e nova diretoria recém-empossada também aproveitam a oportunidade para agradecer a presença de autoridades e representantes de outros conselhos profissionais que prestigiaram o evento: Abel Chaves Júnior, assessor jurídico do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais; José Avelino de Melo Júnior, diretor secretário do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região; Anísia Sudário Daniel, primeira tesoureira do Conselho Regional de Educação Física 6ª Região; Guilherme Reis, assessor de Relações Institucionais e Governamentais do Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região; e Valquíria Aparecida Assis, presidente do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais.
Próximos passos
Os primeiros compromissos formais da nova gestão do Conselho já estão agendados. A primeira reunião de Diretoria ocorre no dia 16 de novembro, on-line. Já nos dias 01 e 02 de dezembro o grupo de conselheiros se reunirá em Belo Horizonte para a Plenária Estendida, em que serão discutidas e detalhadas as ações que irão compor o Planejamento Estratégico do CRBio-04 nos próximos quatro anos.

Quem são os novos conselheiros
Conselheiros Efetivos
Adriane Feitosa Valadares
Carlos Frederico Loiola
Cristina Luiza Dália Pereira Paragó Musmano
Diego Guimarães Florêncio Pujoni
Juliana Ordones Rego
Kátia Regina da Silva
Mirna Pinto Rosa
Sylvia Therese Meyer Ribeiro
Tudy M. Valadares Calaça Câmara
Yule Roberta Ferreira Nunes
Conselheiros Suplentes
Fernanda Cristina Guilherme
Filipe Marcos Horta Nunes
Jacqueline de Cassia Ribeiro Piumbini
Janaína Aparecida Batista Aguiar
Leandro Borges de Lima Silva
Maurício Djalles Costa
Roberto Maychel Soares da Silveira
Rose Gomes Monnerat Solon de Pontes
Rosy Mary dos Santos Isaias
Thais Guimarães de Castro
Para ter acesso a um minicurrículo de cada membro da nova gestão do CRBio-04, clique aqui.
A cobertura fotográfica completa da cerimônia está disponível aqui.